5 dicas para economizar água

Novas atitudes podem fazer diferença para a comunidade
economia-água

Foto - Shutterstock

É tempo de economizar água! A crise no abastecimento de água já é uma realidade na principal cidade do Brasil. Desde o início do ano, os paulistanos e moradores de cidades vizinhas tem sido alertados sobre o problema, que se agravou ao longo dos meses devido ao baixo índice de chuvas.

O resultado foi a redução do volume de água do principal reservatório da capital paulista e, consequentemente, uma mudança na atitude sobre como criar opções que colaborem para o consumo sustentável.

Veja algumas dicas com pequenas atitudes do dia a dia que podem fazer uma grande diferença:

1- Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água do enxague para lavar o quintal ou a calçada;

2- Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água;

3-  Acione a válvula da descarga somente quando necessário e evite jogar objetos como papel e pontas de cigarro que, além de entupirem o vaso, necessitam de mais água para escoar;

4- Para economizar ainda mais, uma boa dica é optar por produtos que não utilizam água na limpeza em casa, por exemplo, nos vidros utilize um limpador especifico. Esborrife o limpador para vidros e passe um pano seco em seguida.

5- Para a limpeza do quintal, troque mangueira pela vassoura. Se for necessário que o mesmo seja lavado, reaproveite a água da máquina de roupa para esta área.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: economia de água