5 dicas para combater os pernilongos

Veja como manter esse problema longe da sua família
repelete-mosquitos

Foto - Reprodução/thecontemporaryhunter

Um dos males do verão é a chegada dos pernilongos. O número de insetos aumenta com as altas temperaturas e fica quase impossível fugir das picadas e dos zumbidos durante a madrugada.

Quem nunca acordou com o canto de um pernilongo em seu ouvido que atire a primeira pedra. No campo, na praia, na cidade, eles estão em todo o lugar! Mas para tudo pode se dar um jeito. 

Aqui daremos algumas dicas de como se livrar das picadas de pernilongos dentro de casa. Tome nota e tente vencer essa luta contra eles!

1) Repelente natural

Essa é uma receita antiga, mas que pode funcionar na sua casa. Corte uma laranja ou limão ao meio, espete cravos-da-índia em cada metade e coloque na cabeceira da cama ou em um lugar estratégico do quarto. Dizem os mais velhos que funciona.

2) Repelente elétrico

O produto é eficaz, rápido e econômico. Basta ligar na tomada. A maioria das marcas já trazem os repelentes elétricos com duração de pelo menos um mês, então uma pastilha costuma proteger por várias noites. Você pode optar também por aqueles com fragrâncias ou dispositivos automáticos, que soltam o repelente de acordo com o tempo ou a necessidade.

3) Citronela

A citronela é muito conhecida nessa época do ano e pode ser muito eficaz para combater mosquitos e pernilongos. Plante-a próximo às janelas e portas para evitar que eles entrem em casa. As velas de citronelas também exercem essa função e não têm contraindicação. Apenas lembre-se de colocá-las em locais seguros. 

4) Roupas

Os mosquitos e pernilongos são atraídos pelo contraste de roupas claras e escuras e conseguem entrar no tecido. Então, opte por roupas claras mais largas e que cubram mais a pele quando estiver em um local “dominado” pelos insetos. 

5) Telas

Método antigo, mas eficaz. Exige instalação, mas as telas possibilitam que os mosquitos não entrem em casa, mas o ar sim. Quantas vezes você ficou com medo de abrir as janelas e entrarem pernilongos? A casa fica ventilada e sem a presença dos bichos.

Além disso, lembre-se sempre de passar repelentes e cuidar da casa para evitar que mosquitos que transmitem doença, como o da dengue, entre. Fechar as janelas ao entardecer e só abrir a noite pode ser uma saída, para evitar que os pernilongos entrem em sua casa em busca de luz.

Aposte nestas dicas e aproveite o que o verão tem de melhor para oferecer, sem o incomodo dos zumbidos. 


Por Ana Gissoni

Comente

Assuntos relacionados: mosquitos verão