4 razões para ser uma pessoa mais curiosa

Conheça as razões pelas quais você deve adotar a curiosidade
curiosidade-razões

Foto - Shutterstock

É evidente que ser uma pessoa interessada e curiosa traz vários benefícios, além de tornar a vida mais divertida. Conheça 4 vantagens em ter uma curiosidade aguçada.

Fortalece os relacionamentos

Sua curiosidade pode fazer a sua vida social mais rica. Se você demonstrar um interesse no que alguém tem a dizer e mostrar sua opinião, as pessoas provavelmente gostaram de passar tempo com você. Pessoas curiosas são muitas vezes consideradas bons ouvintes e conversadores. Nos estágios iniciais de um relacionamento, tendemos a falar sobre os nossos interesses ou hobbies. Uma razão para isso é que as pessoas tendem a se igualar, ter muitos interesses em comum. Pessoas curiosas tendem a trazer diversão e novidade em relacionamentos.

Protege o cérebro

David Knopman, professor de neurologia da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, disse: "Permanecer intelectualmente ativo e estimulado ao longo da vida útil, é a proteção contra a demência de fim de vida. Ficar mentalmente ativo é definitivamente bom para seu cérebro", disse ele.

Alivia a ansiedade

É perfeitamente normal ficar nervoso antes de uma grande data. Mas sua curiosidade e entusiasmo em conhecer uma nova pessoa atraente podem aguçar sua ansiedade. As pessoas socialmente ansiosas que experimentam altos níveis de curiosidade  têm mais chances de evasão desse sentimento.  

Aumenta a felicidade

Quando experimentamos curiosidade, estamos dispostos a deixar o familiar e a rotina e assumir riscos, mesmo que nos faça sentir ansioso e desconfortável. Exploradores curiosos estão confortáveis com os riscos de assumir novos desafios. Em vez de tentar desesperadamente explicar e controlar o nosso mundo, a curiosidades torna-se busca agradável para descobrir, aprender e crescer. 


Comente

Assuntos relacionados: curiosa ansiedade