15 dicas para evitar acidentes com o vazamento de gás

Procedimentos e cuidados com o gás evitam acidente

Uma forte explosão no centro do Rio de Janeiro aconteceu na manhã de ontem (13/10) matando três pessoas e ferindo 17. A causa provável foi um vazamento de gás. A explosão aconteceu no restaurante Filé Carioca, sendo que os destroços foram lançados a uma distância média de 100 metros.

Diante desse acontecimento, o Vila Equilíbrio traz algumas dicas de procedimentos e cuidados com gás para evitar acidentes.

O Vila Equilíbrio traz algumas dicas da Prefeitura de São Paulo em manual publicado no site Kr Manuais, sobre procedimentos e cuidados com o gás. Mais informações e detalhes no site. Veja as dicas:

1. Verifique no lacre, no rótulo e no corpo do botijão, se o nome da Companhia Distribuidora de Gás é o mesmo.

2. Ao receber seu botijão, passe um produto espumante para detectar vazamento. Nunca use fósforos, isqueiros ou material combustível.

3. Guarde o botijão em local bem ventilado.

4. Evite colocar o botijão onde possa cair sujeiras sobre a válvula.

5. Não deixe o botijão reserva junto ao que estiver em uso.

6. Havendo vazamento, o botijão deverá ser imediatamente rejeitado.

7. Todo recipiente que apresentar acentuada corrosão, deve ser rejeitado.

8. As argolas (aros) inferiores devem oferecer total proteção à calota dos recipientes.

9. As argolas (aros) superiores devem oferecer proteção às válvulas e aos dispositivos de segurança e permitir ainda condições de manuseio seguro.

10. Procure instalar seu fogão em lugares onde não existam correntes de ar. Além de retardar o cozimento e gastar mais gás, o vento pode apagar a chama e provocar vazamentos.

11. Todo recipiente, tanto o que está em uso como o de reserva, deve ficar protegido do sol, da chuva e da umidade, em local com ventilação natural, de preferência do lado de fora da edificação.

12. Nunca instale ou guarde um botijão de gás em local fechado como: armário de pia, porão ou banheiro.

13. O abrigo dos botijões deve ficar afastado no mínimo 1,5m de ralos, caixas de gordura e esgotos.

14. A mangueira nunca pode passar por detrás do fogão. O calor danifica o plástico, provocando rachaduras e possíveis vazamentos.


15. Quando for necessário passar a tubulação de gás por detrás do fogão, ou quando a distância entre o botijão e o fogão for maior que 90cm., utilize tubo de cobre em vez de mangueira de PVC.

16. Em caso de instalações com botijões de 45kg ou 90kg., recomendados em estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes) e industriais, deverão ser observados o que já foi dito acima.

Por Catharina Apolinário

Comente