10 itens indispensáveis para decoração

Saiba quais itens indispensáveis para decoração

Foto David Castillo Dominici/http://bit.ly/rW5P6P

Seja somente para embelezar ou com utilidade indispensável, dez itens não podem faltar na decoração de uma residência. Cortinas, almofadas, vasos e plantas, tapetes, cortinas, abajur, mesa de centro, mesa de canto, espelhos, porta-retratos e outros objetos dão um toque especial às casas.

Para escolher os acessórios certos, mais do que dinheiro, é preciso ter paciência e uma boa dose de criatividade. Paciência para pesquisar, analisar e decidir qual será a melhor opção para o ambiente, e criatividade para fugir do lugar comum. Veja como usar cada item para deixar sua casa mais charmosa e bonita:

Cortinas - Vestem os ambientes, sem regras específicas. Só têm restrição na cozinha, por causa da gordura que podem acumular. Para os quartos, o ideal são as mais escuras ou de material espesso, para inibir a luminosidade externa. Já para a sala, quanto mais charmosas melhores.

Tapete - Estão disponíveis em materiais variados, como sintético, lã, algodão e couro, e dão sofisticação ao espaço. Para os alérgicos o ideal é optar pelos confeccionados por materiais sintéticos ou os de fibras naturais, como o sisal, para evitar o acúmulo de pó. A única observação é para a tonalidade. Os de listras e estampados precisam ser integrados aos demais itens presentes na casa.

Almofadas - Desempenham a função de acomodar melhor as pessoas no sofá e, ao mesmo tempo, enfeitam o ambiente. Alguns modelos podem ganhar uma nova capa e, assim, renovar as cores da sala. Há variados tipos que se adéquam ao estilo e necessidades do morador, que podem combinar cores ou simplesmente utilizar uma de cada estilo e modelo, para dar um toque colorido ao ambiente.

Abajur - Garante uma iluminação indireta aconchegante e suave à sala, ao quarto ou a um cantinho reservado da casa. Na gama de opções, há os modelos clássicos, com cúpula em tecido, e os modernos, que têm design arrojado e, em geral, são de metal.

Mesa de centro - Esse é um dos móveis com mais chances de inovação no design, já que pode variar no formato, cor e material. Uma regra para não errar na escolha do item, que funciona como apoio de alguns objetos, é manter o seu tamanho proporcional ao tamanho da sala.

Mesa lateral - Serve de apoio para pequenos objetos como um telefone, abajur ou vaso decorativo. Isso pode trazer um toque especial para a decoração da sala de estar.

Vasos e plantas - As plantas naturais, se dispostas em vasos adequados, alegram, perfumam e harmonizam a casa. Mas vale lembrar que cada tipo de planta exige cuidados para sobreviver. Outra opção é dispor vasos decorativos, mesmo sem plantas, sobre estantes, prateleiras ou mesinhas laterais. Essa ideia dá charme e ressalta as tonalidades da decoração do local.

Porta-retrato - Com a chegada da era digital, esses objetos acabaram esquecidos. No entanto, a foto é o registro de um momento agradável e usá-la para compor o espaço é essencial para dar vida e alma à casa. Existem também os modelos eletrônicos, que até mudam a foto de tempos em tempos, super hitech!

Espelhos - Famosos pela amplitude que proporcionam, esses itens também valorizam a casa. São bem-vindos em todos os ambientes, em uma pequena moldura ou para revestir uma parede, por exemplo.


Objetos decorativos - Lembranças de viagens em família ou itens que traduzem a personalidade dos moradores são importantes para dar vida ao lar. Livros, quadros e peças de arte, por exemplo, se encaixam nessa categoria.

Por Carmem Sanches

Comente