10 dicas para curtir a Páscoa sem culpa

Dicas para curtir Páscoa sem culpa

IStock/g-stockstudio

Quem vive correndo atrás da boa forma entra em desespero na época da Páscoa. Resistir à tentação não é fácil. Mas a nutricionista Brunna Reis, do Dietas Delivery, dá dicas de como aproveitar a data, comer de tudo e manter a boa forma. "O segredo é ponderar. Comer tudo em pequena quantidade", diz a especialista.

Agora, o ideal é não abandonar de vez a alimentação saudável e seguir estes passos:

1. Intensifique o seu programa de atividade física. As aulas de aeróbica podem ser uma boa pedida;

2. No almoço escolha pratos leves como o bacalhau com legumes, ao invés de massas e gorduras;

3. Para diminuir a vontade de chocolate, corte drasticamente o sal das refeições e de todos os alimentos;

4. Não substitua uma refeição por uma quantidade maior do chocolate. Não pense apenas em equilibrar calorias porque o seu corpo precisa de nutrientes. De nada adiantará, pois o excesso de açúcares e gorduras irá ser acumulado na forma de gordura, mesmo dentro da quantidade calórica calculada para a refeição.

5. Lembre-se da maneira certa de saborear chocolate é morder pedaços muito pequenos e deixe-os derreter na boca pelo máximo de tempo que conseguir;

6. Atenção e redobre o cuidado nas reuniões de família, onde na maioria das vezes existem mesas fartas de sobremesas;

7. Vale lembrar que os chocolates contêm muito açúcar e gordura (manteiga de cacau e leite gordo), por isso devemos escolher aqueles que têm mais cacau, consequentemente tem menos gordura.

8. O chocolate meio amargo é menos calórico que o chocolate ao leite.

9. Divida o chocolate com familiares ou amigos. Se essa ideia não lhe agradar, fracione o consumo. Ou seja, consuma seu chocolate em pequenas porções por dia, entre 30 a 40 gramas por dia (equivalente a 3 a 4 quadradinhos da barra comum).

10. Cuidado com a Colomba Pascal. Esse bolinho inofensivo é tão calórico quanto o chocolate. Uma fatia da colomba de frutas tem aproximadamente 276 calorias e 10 gramas de gordura!

A nutricionista ainda acrescenta que o chocolate é um doce perfeito pela combinação do amargo do cacau, com a manteiga, leite e açúcar. Aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo nosso bem-estar; possui fitoquímicos, antioxidantes que diminuem doenças cardiovasculares e câncer, faz bem para a pele, previne o Alzheimer, pode ser afrodisíaco, estimula o Sistema Nervoso Central, o Sistema Respiratório, os músculos cardíacos e ainda não causa espinha, nem enxaqueca, como muitos dizem.


"Não é preciso ser radical e eliminar o chocolate da sua vida. É só ponderar o consumo e poderá curtir bastante esses dias com a família", finaliza a nutricionista.

Por Jessica Moraes

Comente