1° de abril - Dia da Mentira

1° de abril  Dia da Mentira

A tradição do Dia da Mentira se estende por vários anos. É um dia para se ter muito cuidado com informações publicadas e recebidas, pois muitas pegadinhas e mentirinhas rolam na internet durante o dia. Nas empresas, em casa e nas redes, 1° de abril é dia de inventar bobagens e, claro, sempre tem alguém preparado para pegar os mais desavisados ou esquecidos.

O Google, por exemplo, postou uma vaga de emprego de "autocompletador" contextualizando da seguinte forma: "Todos os dias, as pessoas digitam mais de 1 bilhão de buscas no Google esperando que o site antecipe o que eles estão procurando. Para melhorar o serviço, precisamos da sua ajuda".

A vaga oferecida exige que o funcionário adivinhe o que o usuário está buscando no momento que a palavra é digitada e mostra até um vídeo de um "autocompletador" falando sobre ela. E garante que depois de prever algumas coisas o funcionário ganhará os reflexos necessários.

Outra curiosidade desta data é um site chamado Primeiro de Abril, a verdade por trás da mentira. Este site traz notícias bizarras como: "A criação de mais vagas para vereador vai salvar o Brasil" ou "Lula planeja suceder Fidel em Cuba". Uma sequência de notícias mentirosas e brincadeiras.

Portanto, se até agora você não se atentou a isso, cuidado, alguém pode estar armando uma piada para você.


Tradição do Dia 1° de abril

A tradição de contar mentiras e pregar peças no dia 1° de abril existe há muito tempo, mas surgiram diversas teorias sobre sua origem. A mais aceita e provável liga o primeiro de abril à França do século XVI, quando o Rei Carlos IX resolveu trocar o calendário vigente, iniciando o ano em 1° de janeiro. Na ocasião, o ano iniciava em abril e a data 1° de abril passou a ser motivo de chacota ao rei, feitas por aqueles que não aceitavam a mudança.

Na Roma antiga, o festival de Hilária celebrava a ressurreição do deus Átis. Hoje em dia, a festa é conhecida como o Dia da Risada Romana. Em países de língua inglesa, o dia da mentira costuma ser conhecido como "Dia dos Tolos", já na Itália e na França é conhecido como "peixe de abril".

No Brasil, em Minas Gerais, circulou um periódico de vida curta chamado A Mentira, no dia 1º de abril de 1848. A primeira notícia foi a do falecimento de Dom Pedro, mas logo foi desmentida. Assim começou a tradição no Brasil.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: mentira dia da mentira