Unhas e saúde

Unhas e saúde

Você sabia que as unhas são uma referência de como está o organismo? Analisando-as é possível notar se a pessoa tem alguma doença interna, déficits nutricionais, se apresenta um quadro mais intenso de estresse e até mesmo problemas relacionados à manicure ou cuidados diários.

O dermatologista Marcelo Bellini ensina a fazer algumas pequenas análises. Caso perceba essas características nas suas unhas, procure um especialista:

Unhas cerrilhadas - podem significar um quadro inicial de psoríase.

Estrias horizontais - simbolizam interrupção do crescimento. Aparecem em casos de cirurgia, febre. Também pode significar carência nutricional. Pode ser indício de inflamação na cutícula (chamada de paroníquia).

Estrias verticais - possivelmente estão ligadas a doenças na tireoide (tanto hipo quanto hipertiroidismo). Carência nutricional não deve ser descartada.

Manchas escuras - causadas por uso de alguns medicamentos também por digitar no teclado do computador com muita força. Pode ser indício de micose se houver descolamento associado.


Riscos brancos - estão relacionados a traumas na matriz ungueal, que podem surgir na manicure (causados pelo uso de alicates e empurradores). Uso de esmaltes inadequados.

Comente