Secar as unhas com lâmpada UV pode causar câncer

Essa radiação poderosa é capaz de causar melanomas, além do envelhecimento precoce da pele após exposição prolongada.
Secar as unhas com lâmpada UV pode causar câncer

Foto - Reprodução

Nos salões de beleza é comum usar um truque muito prático para secar o esmalte  com rapidez: os aparelhos com lâmpada ultravioleta. Contudo, o que pouca gente sabe é que as lâmpadas UV de alta intensidade, além de secar o esmalte, podem causar câncer quando utilizadas com frequência por um longo prazo. Ao expor as unhas repetidamente à lâmpada UV, as chances de danos à pele tornam-se bem altas.


Lâmpadas UV nos salões

Nos salões de beleza, as lâmpadas UV agem como agentes secadores que rapidamente secam o esmalte e podem ser utilizadas também para secagem das unhas em gel.  

Por que é que a luz UVA é prejudicial?

O componente de luz solar que causa o câncer de pele é a luz UVA. Essa radiação poderosa é capaz de causar melanomas, além do envelhecimento precoce da pele após exposição prolongada.

Será que todas as lâmpadas UV causam danos?

A potência da luz usada no salão de beleza difere de um lugar para outro. Se a potência da lâmpada é elevada, então o nível de radiação UVA também é alta. Quanto menor o nível de radiação, menos risco você corre. Contudo, mesmo com lâmpadas de alta potência de radiação, uma única visita ainda é completamente segura, já que o risco de câncer ocorre apenas após a exposição cumulativa.

Como você evitar danos?

Para reduzir os riscos, a melhor coisa para você fazer é usar um protetor solar com fator superior a 30 em seus dedos antes de colocá-los sob a lâmpada. Além disso, pode restringir a exposição à luz UVA a apenas uma vez por mês. Mas o ideal é deixar o ar seco cuidar de suas unhas!

Por Renata Branco

Comente

Assuntos relacionados: unhas câncer de pele raios uva Renata Branco