Estudo revela que usar esmalte pode engordar

Alguns tipos de esmaltes têm substâncias que podem aumentar a produção de hormônios, o que contribuí para o aumento de peso
esmalte engorda

Foto: Istock/triocean

Existe uma imensa quantidade de coisas que comemos e que podem contribuir para o ganho de peso. Mas você sabia que o esmalte que usamos também pode influenciar nos quilinhos a mais na balança? A revelação chocante é de um estudo recente publicado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos.


De acordo com os pesquisadores, o  fosfato de trifenila, uma substância presente na maioria dos esmaltes, está fortemente ligada ao hormônios. 

O excesso dessa substância altera o organização hormonal e pode levar ao aumento de peso, além de afetar o desenvolvimento neurológico e até mesmo o ritmo de crescimento durante a puberdade.

Segundo a co-autora do estudo, Kate Hoffman, essa descoberta indica uma necessidade de reformulação das leis que dizem respeito à venda de comésticos. “Precisamos nos certificar de que todos os componentes são seguros antes de colocá-los à venda e expor o corpo das pessoas a eles”, alerta.

O fosfato de trifenila, chamado também de TPHP ou trifenilfosfato, foi encontrado em cerca de 1500 esmaltes dos 3000 testados no estudo. A princípio, a recomendação é verificar o rótulo da embalagem e evitar os produtos que contenham a substância.

Quem diria, não?

Por Thamirys Teixeira

Comente