Como não manchar o esmalte branco?

Esmalte branco

Todas nós já vivemos a experiência de ver o esmalte branco manchado. Isso sem contar as bolinhas e o canto do dedinho que esbarra em algum lugar e todo o trabalho vai por água a baixo. Felizmente existem ótimas dicas para que suas unhas fiquem perfeitas à la Rihanna e Anne Hathaway - que adoram um branquinho.

Não é só o esmalte branco que costuma dar problema às mulheres. Os tons rosa, amarelo e outros mais claros também dificultam a perfeição nas unhas. Conceição Pimentel, manicure da Esmalteria Nacional afirma: "Os esmaltes claros que mais mancham são os de textura bem cremosa". Mas eles ficam tão lindos em diversas ocasiões que nós não abrimos mão de tê-los à disposição.

Para evitar manchas é preciso pegar uma quantidade razoável de esmalte no pincel, manter a mão leve e fazer pinceladas rápidas e precisas, sem parar até que a cor fique uniforme. Quanto mais rápido você fizer a aplicação, melhor ficará o resultado, mas cuidado para não pintar a mão inteira na pressa de terminar logo.

"Há também outra maneira de conseguir um bom resultado: passar um branquinho mais transparente na base e vir com o cremoso depois, sempre cuidando de manter a mão leve e fazer pinceladas rápidas", indica Conceição. Segundo ela, o esmalte transparente ajuda a fixar a cor cremosa, deixando a aplicação muito mais fácil e colaborando para evitar as manchas.

Esmalte branco

As unhas dos pés costumam ser as principais vítimas de manchas quando o esmalte é claro (e venhamos e convenhamos, com todas as outras cores também), mas existem dicas especiais para elas. Normalmente as unhas dos pés possuem ondulações, causadas por diversos motivos. Que tal usar a lixa de polir (lixa bloco) para retirar essas imperfeições?

"Além de deixar a unha uniforme, essa lixa retira a oleosidade da unha, o que proporciona uma melhor aderência para receber a base e o esmalte", explica a manicure. Mas cuidado para eliminar somente as ondulações ou suas unhas ficarão finas demais, causando diversos problemas. Depois disso, é só passar a camada de esmalte branco de forma rápida e precisa, evitando que escorra para as laterais.

As bolinhas são um problema à parte que independem da cor do esmalte. Segundo a profissional, elas surgem quando a temperatura da mão que está sendo esmaltada está elevada demais. Então, para que o esmalte não empelote, descanse as mãos por alguns minutos numa bacia com água levemente gelada.


Para que a finalização fique perfeita, mantenha os dedos dos pés e das mãos apoiados de forma que as unhas não fiquem inclinadas. Isso evita que o esmalte escorra para o início da unha (parte da cutícula) causando um desnível. Passe uma camada de top coat extrabrilho para disfarçar qualquer coisinha que tenha dado errado, como eventuais riscos.

"Um método interessante para conseguir um bom resultado de forma mais fácil é passar uma camada opaca da mesma cor que o esmalte escolhido, aplicar uma camada do cremoso e finalizar com extrabrilho", revela Conceição.

Para uma cor perfeita e uniforme, depois de tirar a cutícula e fazer a massagem com o creme, limpe bem as unhas com água para retirar qualquer resíduo de oleosidade que dificultará a aderência do esmalte às unhas. Depois de todas essas dicas, é só sair arrasando com suas unhas brancas como a neve.

* Serviço: Conceição Pimentel, manicure da Esmalteria Nacional.

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente