Como cuidar das unhas no inverno

Mantenha suas unhas fortes, saudáveis e bonitas com este guia prático!
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Como cuidar das unhas no inverno

Foto - Reprodução

As temperaturas mais baixas e o ar frio deixam a nossa pele ressecada, e as unhas também sofrem com isso, especialmente as cutículas. O ar seco do inverno é bastante rígido com a pele das mãos, por isso, a hidratação pode ser a chave para amenizar o problema. Para cuidar das unhas no inverno, é preciso ter atenção especial a dois fatores: perda de umidade e proteção das unhas.


Perda de umidade

As unhas saudáveis contêm 18% de água, em média. Mas, no inverno, estamos constantemente lidando as mudanças climáticas e as variações de temperatura. Esses extremos podem reduzir o nível de umidade nas unhas, deixando-as desidratadas. E unhas mais ressecadas estão mais propensas a se quebrarem ou lascarem as pontas.

Para agravar a situação, outros fatores como banhos muito quentes e uso frequente de removedores de esmalte com acetona, além de produtos de limpeza como desinfetantes e detergentes, são um veneno para a saúde das unhas. Uma das alternativas no caso de lidar com esses tipos de produtos de limpeza é o uso de luvas de borracha, que protegem as mãos e não deixam os líquidos entrarem em contato direto com as unhas.

Plano de proteção

A hidratação intensa é a chave pra ter unhas perfeitas, saudáveis e bonitas. Prefira cremes hidratantes específicos para as mãos, com agentes que nutram a pele e as cutículas. É bom lembrar que os hidratantes atuam também sobre a queratina, um dos principais compostos das unhas, tornando-as mais flexíveis e menos propensas a se racharem.

A cada lavagem das mãos, lembre-se de aplicar o creme e massagear as mãos com cuidado para que o creme penetre bem na derme. Massageie também as cutículas para ajudar a estimular o crescimento das unhas de forma mais saudável. Procure loções que contenham ureia em sua formulação, o que ajuda a manter a umidade da pele. E à noite, vale esfregar um pouco de óleo vegetal nas cutículas para amaciá-las e hidratá-las profundamente.

Por Renata Branco

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente