Alimentos para fortalecer as unhas

Alimentos poderosos para suas unhas

Uma unha bem feita, com boa aparência é tudo que desejamos. Mas, muitas vezes, por mais bem cuidadas que estejam, pode acontecer de ficarem quebradiças, fracas, com aquelas marquinhas brancas. Se isso está acontecendo, fique atenta, pois pode ser um sinal de deficiência de algum nutriente ou algum problema de saúde.

As unhas são formadas de queratina, que tem como função proteger as mãos e os pés. Se você percebe que algo está errado com suas unhas, é bom investigar. Elas podem se enfraquecer por vários motivos: alergia de algum produto, deficiência de nutrientes, uso de esmalte de má qualidade entre outros. Por isso é importante consultar um dermatologista e um nutricionista para saber o que está acontecendo.

A deficiência por nutrientes geralmente acontece pelo consumo inadequado dos alimentos fontes desses nutrientes, que geralmente são: cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Veja alguns sinais que geralmente identificam a deficiência e saiba quais alimentos consumir:

Listras nas unhas - indica falta de vitamina B (ovos, carnes, aves e leite)

Unhas secas e quebradiças - falta de cálcio (leite e derivados, peixes, vegetais de folha verde escura)

Para ter unhas fortes - invista em alimentos que tenham biotina (encontrada em peixes de água salgada, gema cozida e grãos integrais) e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, além das vitaminas C (encontrada na laranja, limão, morango, goiaba), e E (presente em vegetais de folhas verde escura, oleaginosas, grãos integrais). Eles auxiliam o corpo a produzir queratina, protegendo-as.


O ferro é outro nutriente essencial. Você o encontra nos vegetais de folhas verdes escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, nas carnes, fígado e ovos.

Faça uma análise e veja está comendo diariamente esses alimentos, se perceber que pode ser esse o motivo das suas unhas estarem fracas, inclua-os em seu cardápio e garanta mais saúde e beleza para elas. Se o problema persistir consulte um nutricionista para uma avaliação mais específica.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente