S.O.S Inverno - pele oleosa também precisa de cuidados

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
SOS Inverno  pele oleosa

Durante a estação mais fria do ano algumas mulheres sofrem não apenas pelas baixas temperaturas, mas também com o ressecamento da pele. Ele ocorre até em quem possui a cútis bem oleosa e é provocado pela redução da umidade do ar, o frio, vento e a poluição.

Além desses fatores, alguns hábitos atrelados à estação são os grandes vilões da pele de qualquer pessoa, como explica a esteticista Eva Litvak Vaie: "Um grande problema é a temperatura do banho. A água muito quente remove a camada de proteção original da pele. Também não é indicado o uso de buchas e a melhor opção é o uso de sabonetes líquidos", afirma.

Fato é que nessa época do ano ninguém resiste à tentação de um banho bem quentinho, relaxante e com, no mínimo, trinta minutos de duração para aliviar o estresse de um dia cansativo no trabalho. Mas, apesar de o banho pelando ser uma delícia, a especialista afirma que deve ser evitado, pois com o tempo a água em temperatura elevada e a utilização de sabonetes em barra em excesso, danificam a barreira de proteção da epiderme.

Para evitar esse problemão, recomenda-se o banho em temperatura morna e com tempo limite moderado. Outra dica destacada por Eva é atentar para a escolha dos sabonetes, que devem ser glicerinados ou infantis. "Use sempre sabonetes para bebes, pois o Ph é mais neutro", explica ela.

A pouca ingestão de líquidos durante a estação mais fria do ano também faz com que a pele fique sem brilho e sem viço, podendo envelhecer precocemente. Por isso, a especialista alerta que para manter a cútis saudável deve-se ingerir, no mínimo, cerca de 1,5 litros de água por dia e optar por alimentos com maior concentração de água como laranja, tangerina, melão, chuchu, abobrinha, pepino, entre outros.

A esteticista explica que um dos grandes erros cometidos por muitas pessoas está em não utilizar o protetor solar, pois em dias nublados os raios UVA e UVB ainda atravessam as nuvens. Para ela, o uso desse produto e de hidratação da cútis é indispensável. "Devemos usar produtos respeitando o tipo de pele. Para a seca escolha creme ou loção cremosa; para pele oleosa, gel ou oil-free; e para as mistas utilize gel-creme", alerta ela.


Tanto a pele do rosto quanto a pele do corpo necessitam de muita hidratação, principalmente durante o inverno, para evitar que mãos, pés e joelhos fiquem ásperos, ressecados e descamem. Portanto, se você tem a pele seca redobre os cuidados e utilize cremes que contenham ureia em sua fórmula.

Caso você possua uma pele oleosa, lembre-se que ela também deve ser cuidada. "A pele oleosa também precisa ser hidratada, desde que o produto seja especifico para esse tipo de pele, tanto no inverno quanto no verão", destaca ela.

Por Stefane Braga (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente