Sobrancelhas: aposte no desenho natural

Sobrancelhas aposte no desenho natural

Uma sobrancelha bem desenhada tem a capacidade de mudar completamente a fisionomia do rosto. Para não ter erro, o desenho deve seguir os traços naturais dos pelos, levando sempre em consideração a simetria do rosto. "A sobrancelha também faz parte da harmonia da face e deve estar sempre bem feita", ensina a designer de sobrancelhas Tatiana Macedo, da clínica estética T&T.

As sobrancelhas possuem a capacidade de deixar a expressão do rosto mais suave ou agressiva, dependendo das características como o seu formato e largura. Quem atua como designer de sobrancelhas é responsável por desenhá-la conforme as características do rosto da pessoa, de modo que os olhos também sejam mais valorizados.

É bom ressaltar que uma sobrancelha mal cuidada é sinônimo de desleixo. "Se ela estiver torta, com falhas ou for tirada de qualquer jeito a beleza facial pode ser prejudicada. Por isso, muitas pessoas recorrem a profissionais especializados em designer de sobrancelhas para deixá-las desenhadas", afirma Tatiana.

Cada pelinho ali tem o seu papel e, um fio a mais ou a menos, pode alterar completamente o visual; por isso o profissional deve ter cautela e analisar as alterações necessárias para que o rosto fique harmonioso. "Os pelos da sobrancelha são retirados um a um com uma pinça especial para este fim. Mesmo seguindo o modelo ideal para o rosto do cliente, o designer respeita a vontade de cada um e tenta satisfazer a todos da melhor maneira possível", enfatiza a designer.

Muitas pessoas acreditam que ao retirar os pelos da sobrancelha eles não irão mais crescer. Tatiane conta que este é um dos mitos mais comuns e esclarece que os pelos voltam a crescer, em algumas crescem mais e em outras menos. "O importante é que o desenho siga as linhas naturais já existentes. Há sobrancelhas mais retas, mais curvadas ou ainda as que são arqueadas naturalmente", acrescenta.

Para fazer a sobrancelha sem perigo de falha, além do paquímetro e da pinça também são utilizados outros objetos durante o procedimento, como os pincéis que auxiliam na definição do desenho, pentes que deixam os pelos no lugar certo, garantindo que nenhum será retirado sem necessidade e ainda soro fisiológico para esterilizar a região e algodão.

Se animou e quer procurar um salão especializado em designer de sobrancelha? "Cada sessão dura de 20 a 30 minutos, de acordo com a situação da sobrancelha e a manutenção deve ser feita a cada 15 dias", explica Tatiana que ainda lembra que nem sempre uma sessão é o suficiente para deixar as sobrancelhas impecáveis. Como os pelos podem ter sido retirados várias vezes desobedecendo ao formato natural, é preciso fazer a limpeza das sobrancelhas e aguardar até que os cabelinhos cresçam no local certo. "Outro detalhe importante é em relação à higiene. O profissional deve utilizar máscara, luva e materiais descartáveis e esterilizados", finaliza a designer de sobrancelha.

Por Paula Perdiz

Comente