Shiatsu facial

Shiatsu facial

Foto - Divulgação

Cuidar da pele do rosto é fundamental para qualquer mulher, em qualquer idade. Na hora de buscar vitalidade, um aliado da medicina do Oriente é o shiatsu facial, técnica milenar que tem por objetivo tonificar os tecidos a partir da massagem com a ponta dos dedos.

A fisioterapeuta Érica Hitomi, da clínica Zenkai Shiatsu, de São Paulo, esclarece que a pressão digital é menor que aquela feita no corpo, isso para que as fibras de colágeno não sejam destruídas.

“O que fazemos é estimular os meridianos da face, e conseqüentemente, a produção da proteína”. A prática evita o aparecimento de rugas, devido ao relaxamento que promove.“Na primeira sessão você já sente uma melhora na circulação”, diz. A pele fica mais hidratada e oxigenada. Como a técnica é baseada em massoterapia e drenagens linfáticas, ela consegue tirar o inchaço da pele e aumentar a imunidade.

O shiatsu facial é indicado para tratamento pós-cirúrgico (não recente), bruxismo, disfunções da mandíbula e edemas na face. Marcas de expressão também podem ser minimizadas com o tratamento. Mas Érica lembra que quem sofrer de sensibilidade capilar intensa, pele oleosa ou com muita acne, deve evitá-lo. “Se tiver algum processo alérgico agudo, câncer ou pintas suspeitas na região, não indico”, alerta.

A técnica em estética facial, Bianca Reis, do Golden Spa, de Brasília, lembra que o shiatsu ainda traz benefícios para quem sofre de enxaqueca ou sinusite. Neste caso, o paciente deve procurar também um médico especialista. “Trata-se então de um tratamento multidisciplinar”, reforça.

A filosofia oriental acredita que saúde tem direta relação com energia do corpo. Quando ela não flui da maneira correta, o organismo deixa de funcionar como deve. No caso da pele do rosto, vitaminas, sais minerais e proteínas deixam de irrigá-lo e favorecem o envelhecimento precoce.

O shiatsu, com a proposta de equilibrar a energia do corpo, pode ajudar a evitar e suavizar as rugas e marcas do tempo. “Esse benefício é por meio dos canais de energia - yin yang - que passam por todo o organismo”. Segundo Érica, da clínica Zenkai, os meridianos do rosto têm pontos que regulam inclusive o funcionamento de demais órgãos do corpo.

Para um resultado eficaz, pelo menos 10 seções são indicadas por profissionais da área. O preço médio de cada seção é R$ 60.

Outros benefícios do shiatsu:

Shiatsu capilarShiatsu para se livrar das tensões

Fonte - MBPress

Comente