Sardas – como prevenir e como eliminá-las?

Proteger-se do sol é o primeiro passo para prevenir as pintinhas
sardas

foto: Shutterstock

Você vai toda animada para a praia e, depois de uns dias, além de ficar com a pele toda vermelha e descascada, ainda surge aquela surpresa: sardas! Embora seja um charme para algumas pessoas, o fato é que as sardas são muito indesejáveis para outras e é sinal de que faltou proteção na pele! Então já que a própria dá o alerta vermelho, não custa se proteger né?

Segundo a dermatologista Valéria Fusari, as sardas costumam aparecer com a exposição solar e associadas também a quem já tem predisposição genética. “Como não se pode alterar a genética, a única forma de prevenir seu aparecimento é com uma proteção solar eficaz”, revela a profissional.

Agora, para o caso de quem já tem sardas, pessoas que as possuem já devem ter percebido que as sardas ficam mais claras no inverno, justamente por causa do afastamento dos raios solares, ou seja a proteção solar já traz um clareamento natural das pintinhas. 

“Este clareamento pode ser maior com o uso de clareadores que controlam a produção de melanina e ácidos que aumentam a renovação celular”, explica Valéria.

Mas por mais que a proteção solar seja eficaz, as sardas são inevitáveis para quem está exposto. “Se existisse um protetor solar que impedisse 100% a passagem da radiação solar em o recomendaria, mas ele não existe. Mesmo com o uso de bloqueadores fator 90 ou 100 aplicados várias vezes ao dia ainda temos a passagem de muita radiação. Costumo dizer aos meus pacientes , que somente mulheres que utilizam a burca podem garantir uma proteção solar quase total”, adverte a dermatologista.


Deu pra perceber que a coisa é séria, né? Portanto capriche no protetor,  de preferência utilizando protetores químicos associados a protetores físicos que, segundo Valéria, são os únicos que previnem os estímulos da luz visível do sol.

Para se proteger ainda mais, confira a conversa que a a blogueira Juliana Goes teve com a dermatologista Irina Afonso a convite da Dove e do portal VilaMulher. Elas deram dicas preciosas sobre como se proteger contra as manchas de sol. Vem ver:

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: sardas cuidados com a pele