Preenchimento cutâneo - pontos negativos

Muito utilizado nos tratamentos para rejuvenescimento facial, os preenchimentos cutâneos auxiliam na atenuação de rugas, cicatrizes e correção de sulcos. O processo consiste na aplicação de substâncias que preenchem os espaços entre as células e levantam ou aumentam a superfície da pele.

A dermatologista da Escola Paulista de Medicina/Unifesp e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Solange Pistori Teixeira explica que apesar de proporcionar resultados positivos e bastante naturais, algumas complicações podem ocorrer. "As complicações dos preenchimentos podem ser decorrentes da técnica ou do tipo do preenchedor, excesso de material, diluição incorreta ou por sensibilidade individual", relata a dermatologista

É importante saber que, quando um preenchedor é injetado na pele, sempre ocorre uma reação inflamatória decorrente do trauma da injeção (trauma mecânico) e/ou da resposta do organismo à substância. "Estudos demonstram que a presença de proteínas que não conseguem ser totalmente eliminadas durante o processo de fabricação do produto seriam as causas do processo inflamatório, formação de granulomas, produção de anticorpos e reações de hipersensibilidade", esclarece a médica.

Segundo a Dra. Solange Teixeira, as infecções podem ser decorrentes do uso de material contaminado, procedência ou manipulação duvidosa, armazenamento de maneira inadequada ou por contaminação do diluente, no caso de alguns tipos de produtos. "Dependendo do microorganismo, a infecção pode ser de tratamento difícil e prolongado, como nas micobacterioses atípicas".

Com o uso cada vez maior de preenchimento e de diferentes substâncias, tem-se observado uma incidência maior desse tipo de problema. "Quando se usa um material permanente, as lesões serão imutáveis, diferente do que ocorre quando se aplica um preenchedor temporário, que gera danos reversíveis", esclarece a doutora.

Se mesmo com todos os pontos desfavoráveis à técnica você ainda quer fazer o preenchimento cutâneo para diminuir alguma ruga ou marca de expressão, a Dra. Solange Teixeira cita alguns pontos importantes que devem ser avaliados, antes de realizar o procedimento:


  • Prefira preenchimentos absorvíveis;
  • Escolha material de laboratórios reconhecidos;
  • Cheque a embalagem para saber o que está sendo aplicado - é importante para não misturar produtos;
  • Evite fazer um preenchimento com um profissional e repeti-lo com outro sem saber o que foi colocado, ou se submeter a aplicação de laser e outros procedimentos sobre os preenchimentos desconhecidos;
  • Procure o dermatologista ou cirurgião plástico que sejam treinados para esse tipo de procedimento;
  • Tenha cuidado com preços muito baixos.
  • Por Paula Perdiz

    Comente