Poros abertos

Porosabertos

Foto: Wang Leng/AsiaPix/Corbis

Todo mundo tem poros na pele, e eles são mais visíveis no rosto de quem tem a pele oleosa. É através do poro que o pelo cruza a pele e que a oleosidade produzida por nossas glândulas chega e ela. Embora o sonho de muita gente seja ter a pele completamente lisa, esqueça. Esse privilégio é exclusivo das crianças, que têm poros minúsculos. Nós, adultos, podemos apenas tomar algumas medidas que os tornem menos aparentes.

Por exemplo, pessoas com pele oleosa têm poros mais visíveis que as de pele seca, principalmente na testa e nariz. O tipo de pele (seca ou oleosa) de cada um é determinado por questões genéticas. Outro fator que evidencia os poros é o acúmulo de impurezas, oleosidade, células mortas e cravos que lentamente dilatam os orifícios.

Então, quais os truques para manter a pele, bonita? Procure um bom kit de limpeza facial, sugere a dermatologista, Lucia Mandel. "Use pela manhã e à noite sabonetes apropriados para peles oleosas, que remova impurezas e oleosidade. Sabonetes com ácido glicólico ou salicílico em sua formulação costumam dar bom resultado", garante.

Segundo a especialista, a temperatura da água para lavar o rosto deve ser fria ou, no máximo, morna. Ela indica ainda esfoliar a pele duas vezes por semana e, dependendo da avaliação de seu dermatologista, usar adstringente para complementar a limpeza facial. Para completar, faça periodicamente limpeza de pele com esteticista.

Outra recomendação são usar filtro solar todos os dias. Evite os produtos gordurosos e dê preferência a protetores em loção oil free ou em gel. Quanto a cremes de tratamento, um bom dermatologista pode orientar o uso de loções que diminuam a produção de oleosidade ou que causem leve esfoliação. Cremes noturnos com ácido retinóico ou ácido salicílico são ótimas opções.

"Também vale realizar peelings químicos superficiais e sessões de microdermoabrasão. Em ambos os casos, são necessárias várias sessões de tratamento, com intervalo de uma ou duas semanas entre as sessões", complementa a médica.

Cuidado com a maquiagem!

Em curto prazo, o make até pode ajudar a camuflar os poros abertos, como o primer, que disfarça as imperfeições. Mas quando usada de maneira exagerada, a maquiagem pode mais atrapalhar do que ajudar.

Ou seja, uma vez o poro muito aberto, é comum o uso de maquiagens mais pesadas, na tentativa de disfarçá-lo. Isso pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele, entupir os poros e gerar cravos e espinhas. O correto é tratar os poros para precisar de menos maquiagem. E lembre-se de tirar toda maquiagem do rosto antes de dormir.

Por Natália Farah

Comente