Pele oleosa tem solução - dicas para controlar a oleosidade

Dra Michele Haikal deu dicas para evitar o brilho na região da face, nariz, bochechas e queixo
pele-oleosa

Foto - Shutterstock

 

Uma coisa é fato: mulher nenhuma gosta de ter a pele oleosa. Se tiver espinhas e cravos então... nem se fala. Quem sofre com a oleosidade excessiva da pele muitas vezes se vê com uma dificuldade imensa de controlar o problema e evitar a aparência brilhante que incomoda tanto. 

Afinal, como tratar a pele oleosa? Para nos contar tudo sobre os cuidados necessários, conversamos com a Dra. Michele Haikal, especialista em dermatologia e medicina antienvelhecimento.


Segundo ela, antes a recomendação para a pele oleosa era para se ter cuidado em não lavar muito o rosto, pois os sabonetes adstringentes poderiam fazer um efeito rebote.

Hoje as formulações estão bem mais modernas e este efeito rebote não acontece mais nos produtos formulados de maneira adequada. 

Limpeza correta

É essencial optar por produtos que tenham um pH ideal para não remover os lipídios importantes da pele.

Para escolher o sabão certo, é preciso optar por produtos com surfactante aniônico, sem óleos. Eles são capazes de remover a sujeira, oleosidade e controlar o grau de produção de sebo e redução de brilho.

Produção de óleo

Dra. Michele explicou que a pele elimina quantidades mínimas, porém constantes, de gordura. Mas a oleosidade da pele também pode depender da constituição genética do indivíduo ou por desequilíbrios hormonais ocasionais.

"Há que se considerarem também as causas externas, que podem ser várias causas juntas ou apenas alguma causa isolada", explicou. 

É aí que entra a alimentação gordurosa, o uso de produtos inadequados à pele, a falta de higiene e fatores que estimulem a produção de sebo como ambientes de trabalho quentes, mal ventilados ou a exposição aos vapores de óleos. 

Além da produção em excesso do sebo, o excesso de sol, a má alimentação e até mesmo a mudança climática podem interferir no tipo de pele. Então cuidado com o que você coloca no seu corpo!

Hidratação

Para a hidratação da pele oleosa é importante escolher produtos que não obstruam os poros, não contenham óleos e não provoquem cravos. 

A especialista disse que devemos preferir hidratantes em loção ou gel creme. "Como os bons hidratantes têm geralmente tanto o mecanismo oclusivo quanto o umectante, no caso das peles oleosas, os hidratantes que tiverem o mecanismo oclusivo, devem usar para este fim algo que faça filme na pele sem ser oleoso, como o silicone por exemplo", explica.

Proteção

Para se proteger contra os efeitos do sol, o ideal é usar um protetor solar oil free, fluido, gel ou gel creme, sempre específico para pele oleosa ou acneica. De preferência associar o uso de viseira ou chapéu quando possível. 

Maquiagem

É importante nunca dormir de maquiagem. "Os produtos devem ser de boa procedência", alerta. A base especificamente deve ser livre de óleo, e quando possível é melhor usar um protetor solar oil free que possua tom de base, a fim de poder usar menos camadas de produtos obstrutivos neste tipo de pele.

Medidas antienvelhecimento

A médica esclareceu que há alguns ácidos que fazem a função anti-idade e que também tratam a pele oleosa, quando associados a bons antioxidantes se tornam excelentes medidas antienvelhecimento para este tipo de pele. 

Lembrando que, dependendo da gravidade do quadro de oleosidade pode ser necessário o uso de remédios controlados. Se você quer se prevenir contra a acne e não gastar muito, nós ensinamos aqui como fazer alguns tratamentos caseiros. 

Diga adeus à pele oleosa!

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: pele oleosa oleosidade dicas de beleza