Pele oleosa - cuidados no inverno

Pele Oleosa

Ter pele oleosa dá trabalho, até no inverno! O clima frio e seco e os banhos quentes e prolongados fazem verdadeiros estragos, ressecando todos os tipo de pele.

Quem tem pele oleosa deve escolher produtos que normalizem a secreção sebácea, acalmem e suavizem a superfície, que muitas vezes se apresenta espessa e irritada. É preciso ter cuidado também para que os cosméticos não retirem em excesso a gordura da pele, pois nesse caso pode ocorrer um efeito rebote na produção de sebo.

A dermatologista Maria Bussade dá dicas de como enfrentar o frio sem danificar a pele oleosa:

Passo 1: Lavar o rosto três vezes ao dia com um sabonete neutro. Evitar loções de limpeza, pois geralmente são oleosas. As melhores são as soluções aquosas, que não contêm óleo. Usar adstringentes para diminuir a oleosidade e produtos anti-acneicos, que diminuem a produção do sebo e controlam a flora bacteriana da pele. Os mais prescritos são os retinóides, os alfa-hidroxiácidos, o peróxido de benzoíla e os antibióticos.

Passo 2: Peles oleosas e acneicas também precisam de hidratação, pois a produção excessiva de sebo não impede a perda de água. No inverno, a diminuição da produção de suor, que auxilia na hidratação da pele, contribui para seu ressecamento, além das baixas temperaturas, vento e a água quente do banho (fatores comuns nessa época do ano). Os hidratantes devem ter fórmula não-comedogênica e do tipo oil-free, ou seja, com quantidade mínima ou nenhuma de óleos. Podem ser produtos em forma de gel, gel-creme ou compostos de água e derivados do silicone. Também recomenda-se que sejam hipoalergênicos e não perfumados, já que as essências podem piorar a acne.

Passo 3: A pele acneica deve ser sempre protegida do sol, pois além de prevenir o câncer da pele e o fotoenvelhecimento, a proteção evita que haja uma hiperpigmentação pós-inflamatória no local das lesões. O filtro solar para a pele com acne deve ter FPS 15, no mínimo, e ser do tipo oil-free. Cremes e produtos oleosos devem ser evitados.

Passo 4: Qualquer indicação de tratamento para acne depende da sua gravidade, mas há alguns casos específicos de tratamento, como uso de isotretinoína ou realização de peeling, para os quais o inverno é a estação mais adequada.

Por Karina Conde

Comente