Pele do rosto - crie uma rotina de cuidados

Peledorosto

Foto: I Love Images/Corbis

Na correria do dia a dia, parece que a pele do rosto e do corpo clamam por atenção e cuidados. É preciso separar alguns minutinhos diários para manter a pele vistosa, bonita e saudável, longe da poluição, poeira, excessos de maquiagem e outros produtos que só estragam a pele.

Escolha um momento do dia mais tranquilo para você e dispense todo carinho para deixá-la lá em cima. Afinal, a pele é o nosso maior órgão do corpo e às veze passa totalmente esquecida!

Tome um bom banho

Que tal começar pelo banho? Além de ser um momento relaxante e só seu, é a partir da limpeza que você removerá boa parte das impurezas da pele. A escolha do sabonete faz toda diferença. Fragrâncias e corantes podem irritar a pele de algumas pessoas, então você deve evitá-los se não têm certeza de que sua pele suportará. As opções com hidratantes, Ph neutros evitam o ressecamento da pele. Há ainda produtos com extratos de pepino e chá verde, que deixam a pele descansada e pronta para o dia seguinte! Os dermatologistas orientam apenas para não esfregá-la demais para não tirar a gordura natural, que nos protege.

Hidrate a pele

Depois daquela limpeza gostosa na pele, invista em cremes hidratantes logo depois do banho, porque prende a água que a sua pele conseguiu absorver no chuveiro. Passe gentilmente na pele e deixe absorver. Isso vai deixá-la com uma aparência mais saudável, e em um piscar de olhos estará mais macia e hidratada. Importante destacar que a orientação é válida para donas de peles secas e oleosas. Nesse último caso, atente-se apenas as dicas de um profissional e às especificações dos produtos, que devem ser indicados a sua pele.

Use protetor solar

Caso esse procedimento seja feito pela manhã, depois do hidratante, proteja a pele do rosto com uma camada fina de filtro solar. Ele ajuda a prevenir manchas e o envelhecimento precoce, que podem deixar a pele com aspecto ruim mesmo depois da limpeza de pele. Para renovar a pele, podem ser necessários tratamentos mais agressivos, por isso, prevenção é a melhor saída. Em caso de exposição direta, faça reaplicação do produto a cada duas horas. No dia a dia, sempre após a lavagem do rosto.

Durma de cara limpa!

Nada de ir para a cama com maquiagem. Por maior que seja sua preguiça não deixe de removê-la com demaquilante para o rosto e outro específico para a região dos olhos. Para finalizar o processo, lave o rosto com o sabonete ideal para a sua pele e use um bom hidratante na sequencia.

Experimente cremes noturnos

Sabia que até mesmo durante o sono é possível fazer tratamentos que promovem a limpeza e o fechamento dos poros? Alguns cremes noturnos contêm ácido retinoico e ajudam no tratamento da acne, embora deixem a pele mais sensível à luz. Por isso, nada melhor do que aplicá-los antes de dormir. Converse com um profissional antes para saber a intensidade do ácido e descobrir qual o melhor tipo para a sua pele.

Esfoliação, sempre

Tenha sempre em mãos um bom esfoliante. As células mortes, pouco após elas morrerem, continuam na pele e é preciso um empurrãozinho para que elas saiam. É aí que entram os esfoliantes. Eles retiram a pele morta e dão uma polida no que sobrou, deixando sua pele brilhante e fresca. Dica: compre um esfoliante leve ou ele pode agredir sua pele e deixá-la machucada, especialmente se você tiver acne.

Vale lembrar que a beleza ocorre sempre de dentro para fora e nunca o contrário. Por isso, uma aliada beleza é a alimentação. Para quem possui uma pele oleosa, por exemplo, evitar alimentos gordurosos contribui para o equilíbrio do corpo e, consequentemente, para um aspecto menos oleoso. Assim como a ingestão de líquidos, o consumo de frutas e legumes ajuda para a hidratação de todos os tipos de pele.

Mantenha pele do rosto e corpo sempre bonita!

1. A hidratação da pele começa de dentro para fora, por isso, beba muita água;

2. Esfolie a pele periodicamente para remover as células mortas e permitir uma hidratação mais fácil;

3. A higienização do rosto é diária e necessária pela manhã e à noite.

4. Lave com água fria, pois a água quente pode ressecar a pele, por meio da remoção da gordura protetora;

5. Depois do banho, use uma loção hidratante, concentrando nas áreas mais secas;

6. Ao escolher seu hidratante, opte por um produto específico para seu tipo de pele para proporcionar boa elasticidade e um aspecto macio e suave;

7. Use sempre produtos de acordo com seu tipo de pele e jamais durma com maquiagem, pois pode obstruir os poros, formar cravos e espinhas, além de deixar a pele mais oleosa.


Por Natália Farah

Comente