Para estimular o colágeno da pele

Para estimular o colágeno da pele

Enquanto não inventam a máquina do tempo, sorte de quem pode contar com a ajuda da tecnologia para driblar o envelhecimento. Entre a infinidade de tratamentos estéticos que prometem ‘levantar’, ‘esconder’ ou ‘evitar’, existe um que ativa a pele por meio da luz. Uma espécie de ‘fotossíntese’ é a promessa do “Gentle Waves”.

Conforme explica a dermatologista Ana Lúcia Recio, este é o primeiro aparelho por fotomodulação que utiliza luz liberada por meio de LED (Luz Emitida por Diodo) para ativar células cutâneas. Segundo a médica, o procedimento estimula as células a produzir colágeno e também a inibir a enzima responsável pela destruição das fibras já existentes. O procedimento é feito por meio de um feixe de luz vermelha que aquece o colágeno, causando a contração da pele. Traduzindo, tem como objetivo minimizar marcas suaves e rugas finas.

Ana Lúcia, que é membro da Academia Americana de Dermatologia, explica que outra característica benéfica do “Gentle Waves” é o fato de sua atuação não ser invasiva, térmica ou dolorosa. “Ele não causa nenhum trauma à pele. Não há dor, desconfortos ou efeitos colaterais”, ressalta. Mas as pessoas com manchas não devem fazer o tratamento com o “Gentle Waves” já que ele estimula a fabricação de pigmento e podem deixar a pele mais marcada.

O aparelho pode ser aplicado no rosto, nas mãos e no colo, algumas das regiões que mais sofrem com a flacidez. O tratamento pode também ser aliado a outras técnicas de antienvelhecimento, como toxina botulínica, peelings, lasers e preenchedores. “Pessoas que não suportam qualquer tipo de ácido também podem usufruir do tratamento”, afirma. Aliando tratamentos é possível deixar a pele mais bonita, elástica e reduzir a aparência das linhas finas.

São necessárias dez sessões para eficácia do tratamento, mas na quinta as mudanças já são notáveis. A aplicação da LED costuma durar 30 minutos e pode ser feita semanalmente. Depois de três meses contínuos das séries de 10 sessões, uma manutenção mensal deve ser feita para garantir o resultado adquirido.


Mesmo sendo uma alternativa eficaz de tratamento antienvelhecimento, Ana Lucia ressalta que os resultados do “Gentle Waves” não são milagrosos e agem como tratamento coadjuvante. E ainda assim, ele não dispensa os cuidados diários com a pele, como o uso de protetor solar ou hidratantes.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente