Paola Gavazzi e Torquatto ensinam como definir o contorno do rosto

Como definir o contorno do rosto

Foto: Reprodução Youtube

Há inúmeros benefícios que podem ser alcançados com o uso de maquiagem. Se usados da forma correta, pó compacto, blush e pó iluminador são a salvação de qualquer mulher. Por outro lado, se errar na aplicação o estrago poderá ser enorme.

Um dos efeitos mais interessantes da maquiagem é o poder que ela tem de afinar o rosto. Em um vídeo gravado pelo site "Beleza GNT", o maquiador e consultor de estilo Fernando Torquatto dá dicas de como definir o contorno do rosto.

O primeiro passo para qualquer maquiagem é preparar a pele. O maquiador indica que se aplique um primer, antes da base e do corretivo. A base líquida é indicada por ser mais fácil de aplicar, sendo recomendado usar um pincel apropriado. O corretivo deve ser exatamente da cor da sua pele, segundo Fernando.

Antes de começar a trabalhar com sombras nos olhos e blush nas bochechas, Torquatto ensina a definir o contorno do rosto. O profissional usa uma sombra marrom fosco, com um pincel grande, como os de blush. Fernando tira o excesso de produto, antes de começar a aplicá-lo no maxilar. O ponto exato é abaixo da linha do rosto. Esfume a sombra por toda a linha, do centro até as orelhas, não se esqueça do "papo".

A dica da maquiadora Paola Gavazzi é a boca de peixinho. O truque é fazer o biquinho a fim de ressaltar as covinhas das bochechas. "O pincel deve sair da têmpora e seguir a direção da marquinha natural do rosto, fazendo movimento de vai e vem. Sempre rente ao cabelo", diz Paola.

A ideia é disfarçar as imperfeições. Por isso, muito cuidado para não marcar o seu rosto, já que o pó compacto ou bronzer que serão usados são de tons diferentes da sua pele. Para finalizar a técnica é indicado aplicar um pouquinho do produto na testa, bem rente à raiz do cabelo.


O nariz é uma região que, quase sempre, desagrada. O pó compacto também ajuda a disfarçar. Paola ensina a aplicá-lo na lateral, bem rente às curvinhas, e esfumar bem! "Tudo o que você quiser esconder deve receber um toque de pó mais escuro. Já se você quiser destacar, use o pó iluminador", revela Gavazzi.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente