Máscaras de beleza: aprenda a fazer em casa

Máscaras de beleza aprenda a fazer em casa

Foto: Maskot/Corbis

A gente sempre arranja um espacinho na agenda para se cuidar. Alisar os cabelos, pintar as unhas ou fazer uma boa massagem relaxante é sempre importante para manter a autoestima lá em cima. E para alguns procedimentos nem é preciso sair de casa. Como aplicar uma máscara facial, por exemplo.

Sem contar que é possível usar os ingredientes que estão na sua despensa para preparar uma máscara especial, seja para combater a acne, reduzir a oleosidade ou apenas para manter a pele sempre jovem.

"Tenha cuidado com a origem dos produtos (se são de boa qualidade e se estão dentro do prazo de validade). Caso seja necessário o uso de água, prefira sempre a filtrada", orienta a Dra. Silvia Takakuwa, dermatologista da Medical Laser.

A dermatologista Miriam Sabino de Oliveira completa: "Não abuse de produtos que sejam muito abrasivos para a pele, como, por exemplo, açúcar mascavo ou cristal, pois escoriam a pele se a pessoa exagera na força ao esfoliar."

Dra. Silvia explica que as máscaras caseiras, por serem feitas com produtos naturais, muitas vezes contendo frutas, têm que ser feitas e utilizadas no mesmo momento. Se sobrar algo, jogue no lixo.

Com relação à periodicidade, Dra. Miriam afirma que tudo vai depender do tipo de pele. "As máscaras calmantes podem ser feitas com mais frequência, principalmente em pacientes que se submetem a tratamentos à base de ácido ou que tenham problemas com infecções. Já as máscaras esfoliantes devem ter um cuidado maior e um intervalo de tempo maior também."

Na hora de preparar suas máscaras, cuidado com os componentes. Escolhendo os errados o efeito pode ser trágico. Assim, segundo as especialistas, você deve seguir essas orientações:

Pele com acne: evite produtos ricos em óleos, como amêndoas e iogurtes, e procure orientação médica antes de aplicar produtos. A pele com inflamação deve utilizar produtos esterilizados. Caso contrário a infecção pode se alastrar, piorando o quadro.

Pele muito seca: evite argila, por retirar toda a oleosidade da pele, e substâncias muito adstringentes, como o limão.

Pele muito oleosa: segue o mesmo principio da pele com acne. Além disso, fuja de substâncias muito cremosas, como cremes nutritivos que as pessoas costumam misturar com mel e aveia.

Quer algumas receitinhas de máscaras caseiras? Então veja algumas que o VilaMulher encontrou para você:

Máscaras de beleza aprenda a fazer em casa

Foto: Divulgação/ Food Plus Words

Máscara hidratante de laranja

Ingredientes

½ xícara de aveia

Suco de uma laranja inteira

3 colheres (sopa) de iogurte natural (o iogurte grego é ótimo para isso)

2 colheres (sopa) de mel

2 colheres (chá) de casca de laranja seca

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela pequena. Mexa até ficar bem misturado e combinado. Se ficar muito aguado você pode adicionar mais aveia para engrossar. Espalhe uma camada uniforme em seu rosto recém-lavado e seco, tendo o cuidado para evitar a área dos olhos. Deixe agir no local entre 15 e 30 minutos.

Enxágue a máscara com água morna.

Tempo de preparação: 3 minutos

Máscaras de beleza aprenda a fazer em casa

Foto: divulgação/ How Does She

Máscara de pêssego

Ingredientes

Um pêssego maduro

1 colher (chá) de mel

1 gema de ovo (para pele seca) ou 1 clara de ovo (para pele oleosa)

Modo de preparo

Descasque o pêssego e corte-o em fatias. Adicione o mel e a gema (ou clara) de ovo Misture tudo junto e aplique no rosto.

Máscaras de beleza aprenda a fazer em casa

Foto: Divulgação/ Petit Elefant

Máscara de gelatina

Ingredientes

1 colher (sopa) de gelatina sem sabor

1 ½ ou 2 colheres (sopa) de leite de qualquer tipo

Modo de preparo

Coloque a gelatina em um recipiente e adicione o leite. Misture até que obter uma coinsistência grossa. Se você achar que a gelatina ainda não dissolveu razoavelmente você pode adicionar mais leite.

Lave bem o rosto. Leve a mistura ao forno micro-ondas 10 ou 15 segundos para que ela fique mais cremosa. Retire, mexa imediatamente e comece a aplicá-la no rosto. Como a gelatina endurece muito rápido, você precisa ser ágil.


Deixe secar por cerca de 15 minutos ou um pouquinho mais. Depois comece a retirar a máscara como se estivesse descascando seu rosto.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente