Mapa do olho - glossário explica o significado dos termos usados em tutoriais

mapa do olho

foto/reprodução: Temptalia

O site Temptalia montou um interessante diagrama do olho para ajudar a mulherada na hora de produzir uma linda maquiagem. Quem gosta de acompanhar tutoriais em vídeo sabe como é ouvir um termo desconhecido e não saber como esfumar determinado canto do olho, ou onde passar a sombra, entre outros truques que acabam nos desorientando.

Para não haver mais dúvidas, acompanhe um novo tutorial: através do diagrama acima, você fica sabendo o nome de cada área ao redor dos olhos e como aplicar cada coisa, para uma make perfeita! Confira:

Osso da sobrancelha - Geralmente uma cor mais clara é aplicada nesta área, para iluminar a região perto da sobrancelha e delimitar a área, para contrastar com a cor da sombra, que é aplicada mais abaixo.

Côncavo (dobra do olho) - Esta é a área que delimita até onde a sombra deveria ir, no caso os tons mais escuros. Ao passar do côncavo, geralmente a make pede uma esfumada (espalhada) com o pincel, para que a cor não fique tão carregada próximo à sobrancelha.

Acima da dobra - nessa área você pode usar tons mais claros, que remetam à sombra usada, só que de forma esfumada.

Meio (centro) da pálpebra - muitas mulheres gostam de pensar sobre maquiar esta região, outras não se preocupam tanto. No mapa, ele é dividido em setores como o centro, a parte interna da pálpebra (1) e a parte externa da pálpebra (2), geralmente para produzir aquele efeito gradiente em uma produção mais elaborada, resultando muitas vezes uma sombra degradê, começando de um tom mais escuro e terminando para um tom mais claro.

leia também


Linha d'água - A linha de água às vezes é chamada de borda inferior, porque é essencialmente a parte inferior, rente aos cílios, de seu olho. Há pessoas que não podem aplicar nada nessa região, devido à sensibilidade. Nesses casos, além do lápis preto existem delineadores em gel, que facilitam a aplicação e muitas vezes são até mais duradouros.

Linha inferior interna e externa dos cílios - Abaixo da linha d’água, onde é mais fácil aplicar o delineador/lápis/lápis retratil e abusar também de outras cores, sempre rente aos cílios, para dar um efeito delineado bem produzido e destacado.

Mais dúvidas sobre maquiagem e a áreas específicas do rosto? Veja aqui!

Por Jessica Moraes

Comente