Luz do computador pode manchar a pele

Luz do computador pode manchar a pele

Você sabia que a luz do computador pode manchar a sua pele? Pois é, de acordo com o dermatologista membro e diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP), Dr. Sérgio Schalka, a luz visível, que o computador é capaz emitir, pode desencadear pigmentação na pele.

Ele afirma que o desenvolvimento da pigmentação pode aparecer em todos, mas só desenvolve manchas em pessoas que estejam mais sensíveis. Como mulheres grávidas, mulheres que usam de anticoncepcional, pessoas que estão fazendo tratamentos de pele, como peeling e laser, ou em quem tem doenças desencadeadas pelo sol, como o lúpus.

De acordo com Schalka, as manchas normalmente aparecem no rosto, local mais exposto a esse tipo de luz. Para evitar o problema o dermatologista indica alguns cuidados. “É importante usar telas de proteção que diminuam a luminosidade, usar protetor solar mesmo em ambientes fechados e não se aproximar muito da tela.”

Vale lembrar que o computador não é o único que pode causar esse tipo de mancha, quanto mais forte a luz, mais ela pode manchar. “As lâmpadas, principalmente as frias, são capazes de provocar manchas nas pessoas predispostas.”


Para solucionar o problema, existem medicamentos despigmentantes que podem ser usados, mas o médico explica que é necessário a avaliação de um dermatologista para indicar qual a melhor opção para o tratamento.

Por Larissa Alvarez

Comente