Lábios rachados - previna-se!

Lábios rachados  previnase

Além de provocarem certa dor e desconforto, eles são capazes de fazer um rosto bonito parecer pálido e apático. Quem já ficou com os lábios rachados sabe bem disso. Não é apenas nos dias de frio que o problema acontece. De qualquer forma, nesta época do ano, cuidar dos lábios é imprescindível pois, por sua fragilidade, eles ficam ressecados pelo ar ou vento frios e acabam literalmente rachando, descamando, ardendo e ganhando um aspecto nada romântico.

Segundo a Dra. Úrsula Matelmann, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia em São Paulo, várias situações podem desencadear o ressecamento dos lábios, como a dermatite de contato (alergia) a batons, pasta de dentes, gloss, uso da medicação isotretinoína para tratamento de acnes, diabetes, uso de aparelho dentário e, atenção para este, o hábito de friccionar os lábios ou passar a língua e dentes, muitas vezes desencadeado pela ansiedade.

"Uma das alterações provocadas pelo sol é o ressecamento tanto da pele quanto dos lábios, o que denominamos queilite. O fumo também causa o envelhecimento e ressecamento da pele labial".

A prevenção para o problema, diz a Dra. Úrsula, é manter os lábios hidratados constantemente, com produtos a base de manteigas, como de cacau, karité, óleos como o de melaleuca, mineral e vaselina.

Usar batons com hidratantes também é recomendado. "Nem sempre o gloss é mais hidratante. Ele dura menos, tem menor fixação, e às vezes até mesmo deixa o lábio mais ressecado", destaca a dermatologista.

No caso das crianças, que têm mais propensão a fazerem dermatite fricional por ansiedade, a orientação é para que façam a aplicação de manteigas ou de cremes que possuem vitaminas A e E.

Além disso, não se esqueça: ingerir água é fundamentral para hidratar a pele, inclusive dos lábios, mesmo que para muitos esse hábito se torne ainda mais difícil durante os dias mais frios!

Por Adriana Cocco

Comente