Graziella Moretto ensina como cobrir manchas de doenças de pele

Maquiagem para cobrir manchas de pele

foto: divulgação

Rosácea, vitiligo, hemangioma são algumas doenças de pele que comprometem o aspecto físico e psicológico de quem tem o problema. Felizmente para alguns casos, a maquiagem pode ajudar a aliviar o problema, cobrindo imperfeições que muitas vezes incomodam.

O hemangioma, por exemplo, é uma doença cutânea onde se percebem manchas avermelhadas em várias regiões do corpo, principalmente na cabeça e no pescoço, devido à má formação de vasos sanguíneos. Dependendo de cada caso, pode durar a vida inteira ou sumir naturalmente.

A atriz Graziella Moretto tem um hemangioma plano no rosto desde o nascimento. Ela lida bem com o problema e não se preocupa cobri-lo sempre, mas, devido ao seu trabalho como atriz, ela precisou aprender a mascarar as manchas com maquiagem e deixar a pele mais homogênea.

Algumas dicas para quem quiser cobrir as manchas de pele são:

- Antes de comprar um produto, teste-o numa região grande da pele para ter certeza de que ele vai cobrir a mancha.

- Procure uma maquiagem com boa cobertura e textura mais natural possível

- Observe se o produto dura e se mantém firme em dias quentes

- Misture uma base sólida com uma líquida. Espalhe o produto com esponja, pincel ou os dedos, sempre com batidinhas, nunca esfregando

- Passe o pó compacto com uma esponja

A atriz não tem um hemangioma escuro porque já clareou a mancha com sessões de laser. Entretanto, muitas manchas não têm tratamento nem podem ser cobertas com maquiagem. Por essa razão, Graziella costuma dizer que a maquiagem é apenas um recurso e o mais importante é aceitar o problema e fazer acompanhamento psicológico.

Para ajudar pacientes com o mesmo problema, Graziella é madrinha da Associação Brasileira de Pessoas com Hemangioma e Linfangiomas, a Abraphel. No site, ela disponibiliza um lista de produtos de maquiagem profissional que são eficazes em cobrir perfeitamente a pele.

Por Jessica Moraes

Comente