Face Number: a matemática em função da beleza

Face Number a matemática em função da beleza

Que a ciência anda de mãos coladas com a tecnologia, isso todo mundo sabe. Quando o assunto é saúde e bem estar, as duas não se largam mais. Agora, mais uma vez uma ciência antiga, dos números, se une à estética para auxiliar nos tratamentos. E você quer saber o que matemática tem a ver com beleza? Tudo!

O "truque" atende pelo nome de "face number" e surgiu recentemente, juntamente com o "Voluma", um tipo de tratamento para a aplicação de ácido hiarulônico, visando o rejuvenescimento através do preenchimento de sulcos e rugas profundas que o tempo teima em deixar na pele.

A partir dessa técnica o rosto é dividido em partes matematicamente calculadas, a fim de se determinar os lugares certos para a aplicação do tratamento. "A face é dividida em diretrizes diferenciadas visando à aplicação do produto de forma que a eficácia seja aumentada", explica Joyce Quenca, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Biodiversité, empresa do ramo cosmético.

Segundo a especialista, o cálculo é preciso e essa é sua grande vantagem. "A medição da face é realizada exatamente para que se consiga aumentar a eficácia da aplicação específica", reforça a profissional. "Antes, as aplicações eram realizadas, mas não se tinha tamanha precisão. Com a chegada do ‘Voluma’ e do ‘face number’ houve um aumento muito grande em termos de tecnologia e eficácia da aplicação na pele", completa ela, que é mestre em Cosmetologia pela USP.

Os especialistas do "face number" fazem os cálculos de proporção de acordo com o formato do rosto (se é retangular, se é oval, etc.), a altura dos olhos, o formato do nariz e distância do queixo. Quando o objetivo é preenchimento da boca, a curvatura dela também entra no cálculo. Se a ideia é aumentar a sobrancelha, é medido também a curvatura delas e outros aspectos como a grossura e o comprimento. Se o desejado é "arrebitar" o nariz, então se leva em conta, também, o formato do nariz e a distância entre ele e o queixo, para que o ângulo entre eles fique equilibrado e consiga a proporção desejada.

Para medir as distâncias é utilizado um aparelho chamado de Paquímetro. O Paquímetro também é muito utilizado por designers de sobrancelhas, cirurgiões plásticos e engenheiros. O paquímetro ajuda a ter uma noção melhor no corrigir o que está imperfeito e a delinear, fazendo medidas exatas da face.

O objetivo do "face number" é trazer não somente o preenchimento e a correção da harmonia da face, mas também autoestima e confiança às mulheres, como afirma Joyce. Ela acredita que a estética é a busca pela perfeição e novo o conceito matemático permite chegar, ao menos, um pouco mais próximo do resultado que todos almejam. "As rugas são marcas que o tempo deixa, mas se conseguirmos harmonizar beleza mais bagagem da experiência que a mulher carrega será ótimo", diz. "Acredito que é isso que as mulheres querem expressar quando procuram um tratamento estético".

Mas a especialista ressalta que a manutenção, após qualquer tratamento, deve ser continuamente realizada, com produtos específicos indicados pelo dermatologista. Se isso não for feito, mesmo um tratamento tendendo à precisão pode fracassar.


Ainda não se tem conhecimento sobre outros tratamentos que utilizem essa matemática milagrosa para ajudar a chegar à perfeição. Mas, como dois e dois são quatro, a busca da simetria certamente vai se beneficiar do "face number". É lógica pura!

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente