Espremer espinhas pode causar celulite facial

Cirurgião bucomaxilar do Centro de Deformidades da Face fala sobre o problema e como preveni-lo
Maria Bethania celulite facial

A cantora Maria Bethania já sofreu com celulite facial. Foto: Reprodução

Você sabia que existe celulite facial? Calma, ao contrário do que sugere, a celulite facial não tem nada em comum com a celulite comum, que é geralmente encontrada na região da barriga e membros inferiores.  Trata-se de um tipo de infecção facial, que pode variar desde simples e localizada, a infecções graves nos espaços da face que podem causar risco de vida. 


Embora suas causas variem, porém as infecções de origem dentária são as mais comuns. Picadas de inseto e acne também podem levar ao desenvolvimento do problema. Pessoas diabéticas descompensadas, imunossuprimidos e os alcoólatras fazem parte dos grupos de risco. Ou seja, vamos tratar de nos cuidar, pessoal! 

O cirurgião bucomaxilar, Dr. Bruno Chagas, do Centro de Deformidades da Face, explica ao VilaMulher o caso mais comum: “A celulite facial por infecção dentária, é uma patologia decorrente dos tecidos dentais e periodontais, e que requer tratamento imediato. É considerada difícil de tratar e, por isso, deve ser muito bem compreendida pelos profissionais responsáveis, tendo em vista seu alto índice, suas complicações e os sérios riscos à saúde do paciente”, diz.

Segundo o especialista, os quadros de infecção podem surgir tanto como um aumento de volume local ou generalizado, assintomáticas ou dolorosas, e pouco agressivas; ou ainda, de rápida progressão, sendo tratadas de variadas formas, com o objetivo final de eliminar o agente causador e drenar o acúmulo de material (pus) no interior dos tecidos.

“A evolução de cada caso deve ser bem conduzida pelo profissional. Os tratamentos prévios realizados e o histórico familiar devem ser analisados, para que seja elaborado um plano de tratamento adequado”, diz.

Para aqueles já portadores da doença, o médico também dá um aviso “Se a pessoa portadora de celulite facial apresenta trismo (não abre a boca), dispneia (dificuldade de respirar), febre e dificuldade de falar, deve ser levada o quanto antes para uma emergência hospitalar para que sejam submetidos a exames laboratoriais como hemograma e tomografia computadorizada”, alerta.

Tratamento para celulite facial

De acordo com o cirurgião, o tratamento para a celulite facial é realizado com antibióticos, terapia ministrada de forma enérgica, associado à fisioterapia com calor - intra ou extrabucal - eliminação do foco infeccioso original, incisões e drenagem intra, ou eventualmente, extraoral. Mas é primordial que seja procurado tratamento o quanto antes “Mesmo quando devidamente tratada e curada, a celulite pode deixar cicatriz extraoral - proveniente de fístula”, conclui Dr. Bruno.

Como prevenir celulite facial?

Para prevenção da celulite facial, há algumas medidas preventivas, que podem ser tomadas “Dentes cariados com infecção endodôntica devem ser removidos ou tratados, para evitar a infecção dos tecidos da face. Em pacientes imunodeprimidos e/ou diabéticos deve sempre ser utilizada antibioticoterapia profilática quando forem realizados procedimentos cirúrgicos bucais. Pessoas que notarem alguma 'espinha' não devem espremer ou coçar. Passar por avaliação odontológica periódica também é um método de prevenção”, comenta o cirurgião.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira celulite rosto acne dentes