Diferenças entre base, pó, pancake, corretivo, iluminador

Diferenças entre base pó pancake corretivo ilumina

Foto: Ian Skelton/Image Source/Corbis

Com tantos itens de maquiagem disponíveis no mercado, às vezes fica difícil saber quais realmente são necessários para compor nosso nécessaire, não é? Para lhe ajudar o VilaMulher conversou com o maquiador Renato Almeida para esclarecer a função de alguns produtos: base, pó, pancake, corretivo e iluminador. Quatro itens dessa listinha podem ser usados em conjunto: base, corretivo, pó e iluminador.

Renato explica que a base é utilizada para uniformizar a pele. A versão líquida dá um aspecto mais natural à pele e a versão em pó costuma deixar a pele seca e sem brilho. "Hoje em dia, com as novas tecnologias na área de cosméticos, é possível encontrar bases líquidas para todos os tipos de pele, oleosa, normal e seca. Dê preferência a ela, pois é a mais natural", orienta o maquiador.

Na hora de comprar a base e para não errar a cor, a dica é aplicar o produto no pescoço e, em seguida, olhar em luz natural. Se a cor desaparecer é a tonalidade certa.

O pó compacto ajuda a fixar a base e tirar o brilho, basta passar uma fina camada. Você até pode usá-lo sem a base em todos os tipos de pele, mas saiba que ele a deixará com um aspecto bem seco. "A dica é usar o pó translúcido, sem cor, pois este costuma ser mais leve por não ter pigmento. Caso a mulher decida por um produto com cor, teste-o no pescoço, para não errar no tom", orienta Renato.

Pouco usado no dia a dia, o pancake nada mais é do que uma base de maior cobertura. As mulheres recorrem a ele quando querem uma cobertura total. O maquiador explica que, por possuir uma textura bem pesada, o pancake deve ser usado apenas em circunstâncias específicas (tv, cinema). Também por ser bem cremoso e possuir muito pigmento, geralmente craquela e marca bastante as linhas de expressão.

O corretivo é parecido com o pancake e é usado para áreas que necessitam de maior cobertura (embaixo dos olhos, espinhas etc.). "Esse produto ajuda a disfarçar as imperfeições que a base não cobre", explica Renato. "É sempre bom a mulher ter um corretivo em um tom mais claro que a pele, para a área embaixo dos olhos, e outro colorido de acordo com o que quiser ocultar", completa.

Já o iluminador é um pó ou creme com partículas que brilham e iluminam determinadas partes do rosto, como o topo das maçãs, canto interno dos olhos, osso da sobrancelha ou parte superior dos lábios. A cor a ser usada varia com de acordo com o tom de pele. "Para as bem claras a dica é usar o tom perolado; para as médias, um dourado; e para as peles negras, um em tom acobreado", orienta o maquiador.

Tirou suas dúvidas? Agora é só escolher as marcas de sua preferência, caprichar na make e arrasar por aí!


Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: dicas maquiagem corretivo base make iluminador