Dicas para lavar o rosto

Dicas sobre lavagem do rosto

Lavar o rosto é tão rotineiro que, na maioria das vezes, não nos damos conta de como é importante. Um produto mal indicado ou um hábito errado podem prejudicar a aparência. Higienizar o rosto é tão rotineiro que, na maioria das vezes, não nos damos conta de como é importante. Um produto mal indicado ou um hábito errado podem prejudicar a aparência.

Para quem tem a pele muito oleosa, lavar demais o rosto não é uma boa solução para combater oleosidade. O efeito é praticamente o oposto: o sabonete remove excessivamente o sebo, a pele entende que está ressecada e acaba produzindo ainda mais.

O procedimento deve ser feito uma ou duas vezes por dia, com fórmulas adstringentes específicas para o seu tipo de pele, de preferência na forma de gel ou loção, e, se possível, com água fria, que ajuda a contrair os poros.

Quem sofre com oleosidade, cravos ou acne deve agendar uma sessão de limpeza de pele a cada trinta dias. Já a pele normal e a seca não exigem limpeza profissional frequente, mas apenas a cada três e seis meses, respectivamente.

Quanto ao uso do esfoliante, também depende do tipo de pele. As mulheres que sofrem com o ressecamento devem ter mais cuidado com esse tipo de produto, para não piorar o problema.

Nos outros tipos de pele, o produto pode ser aplicado de duas a três vezes por semana. Na hora da compra, é bom ter em mente que há diferentes tipos de esfoliante.

Aqueles com partículas menores são menos agressivos e esses, sim, podem ser aplicados diariamente ou em dias alternados. Os mais abrasivos podem fazer parte da sua rotina de beleza, no máximo, duas vezes por semana.


O mais importante na hora de comprar um produto para lavar o rosto é que ele seja indicado para o seu tipo de pele. Se ela for oleosa e com tendência a acne, uma fórmula com ácido salicílico é o mais apropriado.

Se ela for seca, prefira loções ou espumas de limpeza, que são mais suaves, ou produtos para peles sensíveis, que reduzem a vermelhidão. O cosmético usado depois da lavagem também pode influenciar na escolha do sabonete.

Por Jessica Moraes

Comente