Dicas para hidratar lábios ressecados

lábios ressecados

Foto: SELF IMAGES/Photononstop/Corbis

Basta o tempo mudar para a pele ficar desidratada e com aquele aspecto ressecado. O termômetro de muita gente quando há baixa umidade do ar são os lábios ressecados.

Em algumas pessoas a falta de água forma rachaduras na pele, seguidas de casquinhas e até sangramento, em casos mais graves.

E não adianta ficar passando a língua achando que a saliva alivie o problema. Engano! Esse hábito resseca ainda mais os lábios. Dermatologistas explicam que existem enzimas digestivas na saliva que destroem a camada superficial dos lábios, quando em constante contato.

Umedecer a região é importante, mas que seja da maneira certa, ou seja, bebendo bastante água ou líquido. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água compromete a produção desse líquido e deixa a pele flácida e sem viço.

Por isso é sempre bom manter a pele dessa região hidratada e carregar na bolsa um bom hidratante labial. Sem se esquecer, é claro, do protetor solar. Sim, a boca também precisa de um bom filtro solar labial.

A prática evita a piora do ressecamento e a predisposição a formação de lesões cancerígenas na região. Além disso, o uso de protetor labial com protetor solar evita o aparecimento de herpes labial causada pelo sol. Quando há exposição solar, é importante reaplicar o protetor labial de três em três horas, exatamente como é feito com o protetor para a pele.

Ah, e nada de recorrer aos batons 24 horas, hein?! Como a maioria desses produtos são secos, o hábito resseca ainda mais a mucosa da boca. Se o batom for muito emoliente, dizem especialistas, ele vai 'escorrer' e não vai durar. A forma de ele fixar mais é aderir mais ao lábio, e essa aderência pode provocar ressecamento.

E se uma pessoa tem sensibilidade a um componente de um batom, gloss ou até hidratante labial, pode ser que o ressecamento piore em vez de melhorar. Isso pode acontecer, principalmente, em hidratantes labiais com perfumes ou corantes.

Mas afinal, o que fazer para ficar longe do ressecamento dos lábios?

Procure produtos que hidratem os lábios, como lip balm e até vaselina sólida. A manteiga de cacau, uma das mais vendidas em farmácias, ajuda na hidratação, mas, dependendo do caso, pode não ser suficiente. Ela hidratará, mas sem reparação, precisando ser associada a um hidratante reparador.

Bons hidratantes labiais são facilmente encontrados na farmácia e é possível identificá-los com uma breve olhada no rótulo. Os melhores, recomendam dermatologistas, são os que contêm na fórmula manteiga de karité, ácido hialurônico e ceramida. Esses componentes, além de hidratar, também reparam.


E muito cuidado com o que você come. A boa alimentação contribui com a hidratação labial. Alimentos ricos em vitamina C, vitamina A, betacaroteno e sais minerais desempenham papel protetor da pele e suas mucosas.

Assim como existem alimentos que ajudam, outros podem deixar os lábios rachados, desidratados. Modere, por exemplo, no consumo de alimentos ácidos, muito condimentados e até mesmo muito quentes, como pimenta, abacaxi e refrigerantes.

Por Natália Farah

Comente