Dicas para evitar os cravinhos

Cravos saiba como combatêlos

Se você acha que os cravos são um problema especificamente dos adolescentes, está muito enganado. Cerca de metade da população adulta também sofre com o aparecimento dos pontinhos pretos e indesejáveis, que deixam a pele com aspecto de mal cuidada.

Para quem não sabe, os cravos são cavidades nas quais são produzidos os pelos e sebo, conhecidos pelos especialistas como folículos pilosebáceos obstruídos, o que ocorre normalmente quando a pele é excessivamente oleosa. Mas, por que os cravos ficam pretos? Nas peles que possuem poros dilatados, o sebo entra em contato com o ar e oxida, o que faz com que os potinhos fiquem escuros e se destaquem ainda mais sobre a pele.

Não existe uma fórmula mágica para evitar o aparecimento dos cravos, uma vez que eles surgem por fatores hormonais e agressores externos, como a poluição. No entanto, prevenir que eles se proliferem no rosto é a melhor opção.

Cuidados rotineiros devem ser tomados para que você mantenha os pontinhos pretos bem longe do seu rosto. Para começar, o mais indicado é esfoliar a pele do rosto uma vez por semana, ou a cada quinze dias, dependendo do seu tipo de pele. Faça a esfoliação durante o banho, o vapor quente abre os poros e remove as impurezas com mais facilidade.

Aposte na limpeza de pele. Vá até a clínica estética de sua preferência e faça uma avaliação com a especialista para ela indicar qual a periodicidade que você deve fazer o tratamento para manter sua pele livre dos cravinhos.

Por Paula Perdiz

Comente