Dicas de expert para uma pele linda!

Dicas para ter uma linda pele em qualquer idade

Olivier Courtin Clarins, filho do fundador da marca Clarins - foto reprodução: Elle

O especialista em cuidados com a pele, Olivier Courtin-Clarins, lança seu livro no Brasil: "Seis Passos para uma Pele Ótima em Qualquer Idade". Segundo o expert que iniciou sua carreira como ortopedista, as mulheres devem "escutar" sua pele, saber do que ela precisa, dando uma atenção particular a ela.

A paixão pela pesquisa sobre a pele fez com que ele se tornasse diretor de uma das maiores empresas de cuidados da pele do mundo. Para Olivier, é preciso começar a cuidar da pele desde cedo, entre 18 e 20 anos.

Limpar, hidratar, esfoliar e proteger são os cuidados básicos. Fazendo isso, evitam-se problemas, mesmo tendo propensão genética para acne, manchas ou rugas. O segredo é fazer o que a pele pede e se adaptar a ela.

Segundo o autor, os erros que as mulheres cometem contra a pele são vários. Agredir a pele é o pior deles, ao usar produtos inadequados, tomar sol sem proteção e aplicar cremes de forma errada. "As pessoas têm a mania de esfregar o rosto. O ideal é fazer movimentos circulares e ir esticando a pele, como se tivesse fazendo um lifting", ensina.

O principal desafio das marcas de cosméticos, segundo Olivier, é manter a pele jovem e saudável sempre, respeitando a idade da consumidora. Porque é possível resgatar a luminosidade mesmo com rugas. Depois dos 50 anos, Olivier explica que há a desorganização da derme e muitos fatores internos e externos que atrapalham o processo de reestruturação. Hoje o foco dos estudos está na proteção das células-tronco, que, quando feita corretamente, prolonga sua ação ao produzir os elementos que dão firmeza e viço.

"Isso ainda é um desafio para os pesquisadores. Inclusive, é bom deixar claro que nós investigamos a preservação dessas células, e não como repará-las. Isso seria um milagre. Há quem diga que faça, mas não é verdade. E, se fosse, seria muito perigoso", declara.


Quanto ao papel dos filtros solares nessa proteção, ele explica que eles barram os raios UV e alguns também preservam o DNA da célula. É recomendável que sejam usados desde cedo nas crianças em forma de filtros físicos, à base de óxido de zinco e dióxido de titânio (aqueles que deixam a pele branca).

Por Jessica Moraes

Comente