Depilar a sobrancelha com cera causa flacidez?

Depilar a sobrancelha com cera

Foto: Claire Artman/Corbis

Alguns especialistas respondem não, quando são questionados se depilar a sobrancelha com cera causa flacidez das pálpebras. Segundo eles, a razão é simples: tanto o calor quanto o movimento de "puxar a cera" são apenas superficiais. E a flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação.

O problema só é causado se os puxões foram constantes e muito repetitivos. Uma única puxada não é capaz de reduzir as fibras de colágeno, a proteína que dá rigidez à pele.

Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infra-vermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.

Outra forma de continuar a depilação na região sem agredir a pele é com o uso da pinça. Nessa técnica, os pelos são retirados um por um sem o risco de saírem mais que o necessário, o que comprometeria o resultado.


Além disso, é necessário observar que esta é uma região sensível e quando os fios são arrancados com frequência, não voltam a nascer. Na hora de redesenhar é importante recorrer a um bom profissional, que vai fazer uma avaliação minuciosa do formato natural, limpar e realçar pontos estratégicos. Depois disso, é só seguir o modelo e retirar os fios que forem crescendo.

As pinças de ponta quadrada servem para retirar mais de um fio ao mesmo tempo e são ideais para o início da limpeza. Já as de pontas diagonais facilitam a remoção, mesmo em locais mais difíceis, evitando quebrar os fios. A pinça que tem como formato pontuda serve para retirar os pelos pequenos ou encravados.

Tenha sempre em mãos uma tesoura pequena de ponta fina para o caso de precisar aparar os pelos da parte superior. E como uma pessoa precavida tenha sempre um lápis de sobrancelha para esconder as falhas e definir o contorno!

Por Natália Farah

Comente