Cuide do seu rosto em 3 passos

Cuide do seu rosto em 3 passos

Foto: David Jakle/Image Source/Corbis

O rosto precisa de cuidados assim como o corpo, e o ritual pode se dar em três simples passos. Essa é a parte do corpo que mais sofre exposição, e que mais pede por hidratação. E você logo vai notar a ausência dela quando a pele apresentar aquele aspecto ressecado, sabe?

Com três procedimentos diários, a sua pele facial certamente vai agradecer as doses diárias de hidratação, seja debaixo do chuveiro ou no pós-banho, se você estiver disposta a mantê-la bonita, jovem e saudável.

Por isso, separe todos os dias uns minutinhos para limpar, tonificar e hidratar a pele, itens essenciais que devem ser incluídos na rotina diária, a qualquer hora do dia.

Passo 1: Limpar

Durante o banho ou depois dele, capriche na limpeza do rosto. Isso garante a remoção de células mortas, resíduos de produtos e excesso de oleosidade. Atenção na hora de escolher o produto: não use sabonetes convencionais. Prefira os que contenham ph neutro e hidratantes na formulação, que são menos agressivos à pele. Alguns produtos disponíveis no mercado prometem atenuar linhas finas de expressão no seu rosto e deixam a pele sempre macia.

Também não é recomendável lavar a pele toda hora, porque estimula a produção excessiva de sebo. O rosto deve ser lavado, no máximo, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Para evitar possíveis agressões, seque-o com uma toalha macia pressionando-a sobre a pele, sem esfregar.

Passo 2: Tonificar

Tonificar a pele significa retirar os resíduos que possam ter ficado no rosto mesmo após a limpeza, e o tônico faz com que os poros voltem a seu tamanho normal. Para tonificar o rosto, aplique o produto com algodão, dado leves batidinhas para que ele seja completamente absorvido pela pele.

Caso você procure o produto no mercado, vai encontrar dois tipos: o tônico e o adstringente. Os tonificantes são ótimos para remover as células mortas, vestígios de maquiagem, melhorar a circulação, devolver o ph natural da pele, além de suavizar, acalmar e refrescar a pele. Enquanto os adstringentes contraem os poros, controlam a oleosidade excessiva, fortalecem a pele e evitam a flacidez, sendo mais indicados para as peles oleosas.

Passo 3: Hidratar

Agora que você está com o rosto limpinho e tonificado, chegou a hora de hidratá-lo. Caso o processo seja feito pela manhã, antes de sair de casa, passe primeiro o protetor solar, pois dessa forma o hidratante consegue entrar em contato direto com a pele. Deixe-o agir por 1 minuto até começar o procedimento, que deve ser feito duas vezes por dia.

Com o produto indicado para sua pele, espalhe o hidratante com movimentos circulares, de dentro para fora e de baixo para cima. Fazendo esses movimentos, o sangue circula melhor e a pele consegue absorver o hidratante com mais facilidade.

Para quem desejar, recomenda-se usar um hidratante específico para a região dos olhos, onde a pele não tem glândulas sebáceas e costuma envelhecer precocemente. Aposte também nas compressas com chá de camomila gelado. Por ser um ingrediente natural ajuda nessa hidratação e diminui as bolsas e os olhos irritados.

Quem tem a pele muito seca vale um creme de tratamento apropriado. Já para quem sofre com a pele oleosa, as águas termais garantem uma hidratação suave e controla a oleosidade do rosto.


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: rosto hidratação cuidados rosto pele facial