Cuide da beleza durante o sono

Cuide da beleza durante o sono

Uma boa noite de sono é o melhor remédio para tratar estresse, cansaço, problemas com circulação e mais um monte de inconvenientes que são normais do dia a dia. Além disso, saiba que uma noite bem dormida também é sinônimo de beleza e saúde da pele, dos cabelos e da mente. Para ajudar nessa busca certa, existem alguns truques que podem ser feitos um pouco antes de dormir. Eles agem durante o sono, complementando as atividades benéficas que o próprio corpo é responsável.

No quesito hidratação da pele, a dermatologista Fabiana Salazar Posso, de São Paulo, indica cremes à base de ácidos retinoico e glicoico. "Eles aumentam a renovação da pele e não devem ser usados durante o dia, por causa da exposição solar", explica. "Foi comprovada que a absorção de substâncias pela pele é melhor à noite, por isso este é o horário ideal para tratamento", completa a também dermatologista Ana Paula Gomes Meski.

É importante sempre lavar muito bem o rosto pela manhã, para retirar o acúmulo de substâncias oleosas. Certifique-se, também, de que a água está em uma temperatura ideal, para que a pele sensível da face não sofra danos. "A pele do rosto sempre deve ser lavada com água morna para fria, nunca com água quente, pois ela resseca ainda mais as peles secas e deixam as oleosas ainda mais oleosas, depois de algumas horas", alerta Fabiana. "A água fria ajuda a fechar os poros e a tonificar a pele, mas sem exageros. Nada de água muito fria", complementa a dermatologista Úrsula Metelmann. E não se esqueça de utilizar filtros solares.

Para os cabelos, nada melhor do que hidratantes noturnos. "Eles devem ser aplicados mecha a mecha, antes de dormir e, se for leave-in, não precisará de enxágue pela manhã", lembra Fabiana. No caso de não ser leave-in, a médica alerta: "os cabelos devem ser lavados assim que levantar". Além disso, é importantíssimo lembrar que os cremes não podem, em hipótese alguma, ser aplicados na raiz dos cabelos, somente no comprimento e pontas.

Saindo um pouco da região do rosto e indo para o tronco e membros, quem sofre com a inconveniente celulite precisa ficar atenta. Segundo Úrsula, antes de tudo fique atendo com as roupas que você utiliza para dormir. "Nada de roupa apertada que prenda a circulação", indica a médica.

Depois, consulte um dermatologista que pode avaliar o grau de celulite e receitar um creme específico para cada problema. "Cremes para celulite podem ser prescritos por dermatologistas, contendo cafeína, aminofilina, emolientes e hidratantes, aplicados e massageados duas vezes por dia e aplicados antes de dormir", completa.

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Para a região das pernas, quem sofre com as marcas deixadas pelas varizes, o indicado é elevar os pés durante o sono. Mas Ana Paula deixa claro que somente um especialista poderá avaliar se isto realmente irá funcionar. "O médico cirurgião vascular indicará o tratamento correto. Para as pessoas com predisposição, a indicação é usar meias elásticas", completa.

Antes de sair da cama, fique 20 minutos com as pernas levantadas e, de preferência, coloque meias compressivas - de média compressão - todas as vezes que for permanecer em pé muito tempo. Evite saltos altos o tempo todo, calças apertadas, ficar na mesma posição por muito tempo (sentada, por exemplo)

Para relaxar os pés e mantê-los sempre bem hidratados, Fabiana indica cremes feitos a base de ureia - de 10% a 20%. "Utilize o creme, cubra com filme de PVC e, depois, coloque as meias. Isso aumenta bastante a penetração do creme", afirma a médica. "É ótimo para rachaduras nos pés", completa Úrsula. Sempre lembrando que gestantes estão proibidas de utilizarem cremes desenvolvidos a base de ureia.

Anote esta receita, indicada pela Dra. Úrsula: Máscara hidratante para os pés - Misturar 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas com 4 colheres de um creme hidratante para os pés (a sua escolha), 1 colher de vaselina líquida e 1 comprimido de ácido acetil salicílico (100mg).


Mesmo com todas essas dicas, nunca se esqueça de adicionar uma boa alimentação e exercícios físicos a elas. "A receita ‘caseira’ para esses problemas todos já sabem: dieta balanceada, ingestão de água, atividades físicas e sono relaxante e revigorante, mas é claro que os cremes, os tratamentos com laser e ácidos são ótimos coadjuvantes nisso", diz Fabiana. Ou seja, de nada adiantar passar cremes e mais cremes se os hábitos continuam desregrados.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

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