Cuidados com a acne no verão

Cuidados com a acne no verão

Foto: Dreamstime

A acne costuma provocar muito incômodo e pode se agravar com as temperaturas mais altas durante o verão. Nessa época, a pele tende a ficar mais oleosa, o que facilita a obstrução dos poros e a sua inflamação.

Já existem medicamentos que controlam o problema sem a presença de antibióticos, e que não exigem cuidados especiais para a conservação, como a necessidade de manter em geladeira, que dificulta o uso no dia a dia e pode até mesmo inviabilizar o tratamento durante as viagens.

Para um verão mais tranquilo e sem os transtornos da acne, o dermatologista Adilson Costa, professor e Coordenador dos Ambulatórios de Acne, Cosmiatria, Dermatologia da Gravidez e Vitiligo da PUC-Campinas, esclarece possíveis dúvidas e dá dicas para cuidados com a pele:

Por que a pele fica mais oleosa nos dias mais quentes?

Com o aumento da temperatura, as glândulas sebáceas, por um mecanismo puramente decorrente do influxo de sangue causado pela vasodilatação, aumentam sua produção se sebo. Aponta-se que, para cada 1ºC de aumento da temperatura do ambiente, aumenta-se a produção de sebo em 10%.

Pessoas com acne devem ter algum cuidado especial em relação ao sol?

Como as pessoas com acne têm uma maior propensão a produzirem pontos avermelhados (inflamados) na pele, os quais sofrem hiperpigmentação como mecanismo residual pós-exposição solar, o uso de filtros solares diariamente, específico para seu tipo de pele (geralmente, os que são indicados para pele oleosa), é mandatório no verão.

Mesmo utilizando produtos livres de óleo, o protetor solar pode facilitar a obstrução dos poros?

Não, desde que seja adequado para este tipo de pele.

O suor pode piorar inflamações como as que ocorrem na acne?

Não.

Há algum problema em começar a tratar a acne durante o verão?

Geralmente, os medicamentos tópicos para a abordagem da acne tendem a irritar um pouco a pele. Os de uso sistêmico podem ter interação solar, causando dermatites foto-estimuladas. Em qualquer dos casos, porém, se a condição cutânea do paciente pede o tratamento, o mesmo deve ser instituído, sempre com orientação redobrada por parte do médico para com o paciente em relação aos cuidados da não exposição solar, bem como uso criterioso de filtros solares.

Tratamentos em andamento devem ser alterados ou interrompidos durante o verão?

Geralmente não, mas o dermatologista saberá tomar a decisão apropriada em relação a cada tratamento e caso específico de seu paciente.

O cloro da piscina ou a água do mar podem piorar a acne?

Não.

Cremes ou loções pós-sol podem piorar a acne?

Não, desde que seja indicado para este tipo de pele.

Algum tipo de alimento pode prejudicar ou favorecer o tratamento da acne?

Ainda não temos estudos que definam, em absoluto, tal relação. Contudo, algumas análises nutricionais apontam para alimentos a base de carboidratos refinados, bem como leite, particularmente o desnatado, na participação da piora da acne.


A aplicação de maquiagem depois de tomar sol pode ser prejudicial à acne?

Não, desde que também seja indicada para o tipo de pele.

Por Jessica Moraes

Comente