Cosméticos para a noite

Cosméticos para a noite

Há cerca de duas décadas, o mercado da estética passou pelo ‘boom’ dos cosméticos noturnos. De fato, estes produtos realmente funcionam, pois é durante a noite que ocorre a renovação celular. Entenda como usar essa técnica em benefício de sua beleza e saiba escolher seu aliado.

À noite, acontece a liberação de hormônios pelo corpo e as células entram em processo de recuperação. Assim, há uma melhora de fluxo sanguíneo e a pele aceita de melhor forma os produtos. Antes de dormir, é importante usar cosméticos que contenham princípios ativos hidratantes, nutritivos, firmadores ou tensores, estimuladores de colágeno, entre outros aceleradores da renovação celular”, afirma o Doutor Marcelo Bellini, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A ação destes produtos é tanta a maioria das empresas voltadas para o consumo de beleza chega a cobrar até o dobro dos diurnos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome cosméticos, perdendo somente para os Estados Unidos e Japão.

Seja qual for o objetivo da pessoa (hidratar, prevenir ou tratar), o efeito do tratamento pode ser potencializado se realizado à noite, melhor ainda se os tratamentos diurno e noturno forem realizados em conjunto.

Hoje em dia, as opções são bem amplas, basta saber escolher qual é o melhor princípio ativo indicado para seu objetivo e sua pele. “Como temos necessidades noturnas, é importante usar produtos específicos, pois alguns componentes são diferentes dos das fórmulas diurnas. Os produtos diurnos podem ser utilizados à noite, mas podem não apresentar tanta eficácia”, complementa o especialista.

A publicitária Anna Guedes é bastante vaidosa. Quando completou 25 anos, procurou um dermatologista para começar a tratar e prevenir as rugas. ”Na época, meu dermatologista disse que era cedo, mas mesmo assim eu quis tentar. Ele me passou um produto noturno e eu adorei! Pude continuar a usar maquiagens e cremes com FPS durante o dia, e à noite, prevenia as rugas. Foi ótimo, pois realizava dois tratamentos ao mesmo tempo”, conta a publicitária

Durante a noite, as pessoas conseguem usar um veículo mais cremoso e por mais tempo. Além disso, a pele não sofre agressões externas, como vento, suor, etc. O tempo de sono também influencia diretamente no produto, pois ele fica mais tempo na pele e há mais liberação de hormônios”, comenta o médico.

Se estas dicas forem seguidas diariamente, aparecerão efeitos notáveis na pele, como viscosidade, hidratação, redução de inchaço e maciez. “A diferença vai ser sentida logo ao acordar. Com o uso de cosméticos utilizados regularmente durante o sono, as células da pele se tornarão mais saudáveis e resistentes aos danos do dia (sol, poluição, cigarro, entre outros)", comenta Dr. Bellini.

Antes de aplicar os cosméticos noturnos, é fundamental utilizar um leite, um gel ou mousse de limpeza para se obter uma higienização profunda a fim de adquirir uma melhor penetração dos princípios ativos durante o sono. “Não podemos nos esquecer de que na hora de aplicar os produtos noturnos, devemos realizar movimentos de aplicação antigravitacionais, que também ajudam na estimulação da circulação (o que facilita a absorção), ou seja, na fronte do centro para a periferia, nas bochechas de baixo para cima, idem para o pescoço. Na área dos olhos, pálpebra superior de dentro para fora e inferior de fora para dentro completando um círculo”, completa o dermatologista.

Veja quais os melhores ativos para a noite:

Renovadores: Ácido retinóico; ácido glicólico e ácido mandélico; Hidratantes potentes; Ácido hialurônico; GPS; Aquaporine active; NMF e o exclusivo sistema com ação global sobre todas as manifestações do envelhecimento cutâneo, Anti-OX Night. Ele contém alta concentração de bioativos de última geração para combater a formação de radicais livres, promoverem hidratação intensa e intensificar o ciclo de reparação celular durante o sono.

Tensores e firmadores: Tensine, Raffermine, liftiline, DMAE.

Estimuladores de colágeno: Densiskin, Procollasyl, hidroxiprolisilane, Redens`in, gatuline expressions.

Nutritivos: Vitamina C, vitamina E, oligoelementos (zinco, cobre e selênio).

Antioxidantes: Chá verde, coffeeskin, melscreen, phicojuvenine.

Redutores de olheiras: Eye Contour Complex, Biophitec, ácido kójico, ácido fítico.

Redutores de inchaços da área dos olhos: Nodema, Regu-Age, Bioskin up.

Clareadores: Hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico, licorice, algowhite, skin whitenning complex.

Leia também - Bom sono = boa pele

Fonte - MBPress

Comente