Cosméticos - fique de olho na validade

Cosméticos  fique de olho na validade

Para quem acredita que maquiagens e cosméticos fora do prazo de validade não oferecem perigo, ledo engano. Você pode até usar um produto importado ou de marcas super desejadas, mas se o tempo de vida útil dele já tiver passado, ele não vai cumprir a função de te deixar mais bonita e, ainda poderá colocar a sua pele em perigo. Quer arriscar? Melhor não, né?

Cada cosmético tem um prazo de validade determinado e específico, dependendo de cada fabricante, basta conferir as informações no rótulo das embalagens. No entanto, alguns produtos possuem uma data padrão, o que auxilia a manter uma certa regularidade na hora de fazer aquela faxina básica no armarinho da beleza.

De acordo as normas da Anvisa - Agência de Vigilância Sanitária, os produtos fabricados no Brasil devem informar a data de validade na embalagem de maneira clara e legível, já os produtos produzidos lá fora possuem prazo de vida médio de 12 ou 24 meses.

Por incrível que pareça alguns cosméticos têm um tempo de vida super curto, como é o caso das máscaras para cílios que, pasmem, têm prazo mínimo de seis meses apenas. Já os cremes e esmaltes possuem vida média de um ano, enquanto os perfumes são os que possuem maior durabilidade, até dois anos.

Por Paula Perdiz

Comente