Conheça o prazo de validade dos seus cosméticos

Você sabe a hora que sua maquiagem ou seu creme venceu o prazo de validade? Muita gente esquece que maquiagem e cremes para o rosto e corpo também tem prazo de validade e devem ser descartados quando eles chegam à data de vencimento.

Todos os cosméticos têm a data de vencimento. E é extremadamente importante prestar atenção nisso. A confusão surge porque alguns fabricantes não estipulam essa data, que é em média de 3 a 5 anos desde sua fabricação.

A validade dos cosméticos costuma diminuir após a abertura da embalagem. Fique atenta à data de validade que vem impressa na embalagem, na maioria das vezes o fabricante indica através de um símbolo que mostra um pote aberto com um número dentro, informando que após a abertura o produto deve ser usado somente naquele determinado período, caso seja usado depois do vencimento, pode ocorrer vermelhidão, descamação, inchaço, irritação, dor e sensibilidade na pele e arredores em que o cosmético for utilizado.

A maquiagem é um ímã para todo e qualquer tipo de bactéria, devido ao seu contato freqüente com os microrganismos que povoam o ar e a pele. Embora os conservantes que cada cosmético tem sejam desenvolvidos precisamente para combater bactérias, fungos e até vírus, a sua ação é limitada e daí a existência de um prazo de validade. Após o vencimento, os conservantes perdem a sua eficácia e o contato continuado com o ambiente exterior aumenta os riscos de contaminação da pele, olhos e boca.

Confira agora alguns produtos de maquiagem e suas validades:

Batom - 2 anos fechado - 3 meses aberto

Creme Anti-Envelhecimento - 3 anos fechado - 3 meses aberto

Bases - 6 anos fechado - 3 anos aberto

Rímel - 2 anos fechado - 3 meses aberto


Removedor de Maquiagens - 2 a 3 anos fechado - 6 meses aberto

Shampoo e Condicionador - 2 a 3 anos fechado - 1 ano aberto

Filtro Solar - 2 a 3 anos fechado - 3 meses abertoA Dr. Daniela Graff é dermatologista, colunista sobre saúde da pele.

Comente