Como cuidar da pele seca

cuidar pele seca

Foto: John Smith/Corbis

Um dos problemas que mais incomoda o público feminino é a oleosidade excessiva, mas a falta de óleo também não é saudável para o rosto. Aprenda a identificar e a tratar da pele seca para ficar bela em todos os sentidos.

Muita gente acredita que a pele seca sofre de falta de água - mas isso não passa de um grande mito. Na verdade, o excesso de água pode fazer com que ela fique ressecada. "Um dos fatores que deixa a pele seca é tomar banhos muitos demorados e com água muito quente", afirma a dermatologista Renata Nogueira Lobo, de São Paulo. Ela diz que fatores externos, como sol, vento e poluição, mudanças bruscas de temperatura e falta de hidratação correta são um dos principais motivos que levam ao ressecamento epidérmico.

A pele seca também pode ser conhecida como ‘xeratose’ e não possui idade para surgir. Até mesmo crianças podem ter esse problema, que se caracteriza por textura fina, poros invisíveis, pouca elasticidade e tendência à descamação, podendo também acarretar envelhecimento precoce, vermelhidão, coceiras e até mesmo sangramentos.

Ambientes onde o ar seco predomina também são propícios para o ressecamento da pele, tanto quanto locais em que o ar-condicionado fica ligado direto. "Para quem convive nesse tipo de ambiente é recomendável o uso de um climatizador, que irá purificar e filtrar o ar", afirma Renata.

Segundo ela, que também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Estética, existem alguns tipos de materiais que contribuem para o ressecamento da pele. "Materiais como níquel e cromo, presentes em jóias e bijuterias, além do látex de preservativos, luvas de borracha, fones de ouvidos, etiquetas, curativos e elásticos são alguns deles", conta. Substâncias presentes em cosméticos e perfumes, produtos para cabelo, sabão em pó e amaciantes de roupas também contribuem.

Mesmo com tantos fatores que fazem com que a pele fique ressecada, existem produtos e cuidados que tratam e previnem o problema. A especialista alerta que o uso de cosméticos com base oleosa na composição são uma boa pedida. Hidratantes com componentes antioxidantes, como vitamina E, A e C, também auxiliam na prevenção. "A freqüência da hidratação depende do produto usado. Ela pode ser feita duas vezes ao dia, com uma formulação mais leve para o dia e outra mais pesada para uso noturno. O produto para uso diurno deve conter filtro solar", recomenda.


Como um dos fatores que mais facilita para que a pele fique seca é o banho quente, Renata diz que tomar banho morno e não demorar é essencial, combinando com o uso de sabonetes neutros e hidratantes hipoalergênicos. E ressalta que para que o tratamento tenha êxito, deve-se sempre procurar um profissional para que ele faça o diagnóstico e possa solucionar o problema. Tomando as devidas precauções e seguindo a orientação do seu dermatologista, a oleosidade da sua pele ficará na medida certa.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: rosto pele seca pele ressecada