Bocas

Ao longo da história e do cinema, podemos ver vários exemplos de bocas irresistíveis: o mais famoso sem dúvida nenhuma é o de Brigitte Bardot - musa da década de sessenta. Em setenta, a boca maravilhosa de Sofia Loren teria ficado mais famosa, não fosse o conjunto igualmente estupendo da diva italiana que fez dela um fenômeno de beleza admirado até hoje. Mas, os lábios rasgados e generosos de Sofia acabavam perfeitamente equilibrados com seus olhos verdíssimos e expressivos e suas formas exuberantes.

Na mesma época, o Brasil admirava seu similar nacional: Beth Faria também não fica atrás quando falamos de forma e olhos expressivos, e é provavelmente a dona da boca mais perfeita da televisão brasileira.

Julia Roberts, nos anos 90, encantou multidões no mundo inteiro com seu famoso sorriso - fácil, rápido e espontâneo - emoldurado por uma linda boca, naturalmente.

Aí, os profissionais de cirurgia estética descobriram e desenvolveram algumas técnicas mais do que seguras para esculpir os lábios dos nossos sonhos - sem dor, sem gastar demais e sem ter que sumir de circulação até que cicatrizasse. O preenchimento com ácido hialurônico é um deles. Essa substância contém Perlane, Fine Line Hylan gel e Restylane que, combinados, acabam garantindo uma boca linda, carnuda e bem moldada por pelo menos dois anos - o tempo que dura a ação de cada aplicação com um retoque depois de um intervalo de seis meses.

Foi o início de um verdadeiro festival de preenchimento de bocas. Não houve mulher que não tenha, pelo menos uma vez, cogitado a possibilidade de experimentar ser a feliz portadora de um beicinho apetitoso. Não teria o menor problema se, muitas vezes, animadas com os resultados, algumas pessoas não pedissem mais ao profissional que, ao tentar atender ao pedido, acaba por extrapolar, deformando a linha dos lábios, ou criando uma proporção grotesca.

A Dra Valéria Marcondes de Oliveira alerta para esse tipo de perigo. Há décadas a frente dos mais modernos tratamentos de medicina estética, ela é absolutamente rigorosa em seu critério. No que se refere ao preenchimento da boca, por exemplo, ela desaconselha que seja feito antes dos quarenta anos ou pelo menos perto dessa idade - salvo quando há alguma irregularidade grave de simetria ou quando os lábios sejam realmente muito finos.

“É nessa época que aparecem as primeiras diferenças, a boca parece encolher e o tecido perde o turgor”, diz ela. “Esse é um bom momento para a primeira aplicação”.

Para evitar o efeito “boca de garoupa”, como ela própria define quando a cliente e/ou profissional exageram na dose, a Dra Valéria toma um cuidado extra: faz a aplicação em duas ou mais vezes. “É melhor aplicar um pouco por vez e controlar os resultados, do que depois ter que esperar um ano ou mais até que o organismo reabsorva o ácido hialurônico, uma vez que retirar é impossível”, complementa ela.

Também por precaução ela não usa o metacrilato em suas aplicações. Por ser uma substância sintética, ela não é reversível, além de, em alguns casos, provocar uma rejeição dolorosa formando cistos no local.

Além dessa técnica, há também a maquiagem definitiva de lábios, ideal para quem quer corrigir falhas de pigmentação - aplicada não apenas no contorno, mas em toda a superfície da boca. Mas também deve ser feita apenas por profissionais altamente qualificados, uma vez que a técnica é muito parecida com a da tatuagem. Hidratações constantes pela manhã e à noite também são cuidados fundamentais para quem quer uma boca linda.

Mas o segredo da beleza e de muitas outras coisas da vida está no equilíbrio - sem dúvida nenhuma difícil de ser alcançado em meio à profusão de novas e tentadoras técnicas, cada vez mais aperfeiçoadas e acessíveis. Assim, antes de optar por formatos padronizados, é importante lembrar, sempre, que cada rosto feminino tem sua marca registrada e sua beleza individual.

Leia também - Dúvidas sobre cirurgia plástica

Jornalista, escritora e palestrante, Claudia Matarazzo é autora de vários livros sobre etiqueta e comportamento: “Visual, uma questão pessoal”, “Negócios Negócios - Etiqueta faz parte”, “Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois”, "Casamento sem Frescura", "net.com.classe", "Beleza 10", "Case e Arrase - um guia para seu grande dia", "Gafe não é Pecado" e "Etiqueta sem Frescura"

Comente

Assuntos relacionados: brigitte bardot julia roberts sofia loren