Bichectomia: cirurgia que afina o rosto vira moda

O objetivo da bichectomia é deixar o rosto mais harmônico, magro, afinado e bonito.
bichectomia antes e depois

Megan Fox é uma das famosas que fizeram bichectomia. O resultado é surpreendente! Foto: Getty Images

Ter bochechas grandes pode ser muito fofo e bonitinho na infância mas para algumas pessoas, em especial as mulheres, a aparência arredondada do rosto pode gerar um grande incômodo. Por esse motivo surgiu a cirurgia para afinar o rosto e diminuir as bochechas, a bichectomia.


O procedimento é famoso nos EUA e está sendo feito por muitas celebridades e digital influencers. O nome bichectomia significa retirada da bola de Bichat, uma gordura que fica nas bochechas e acaba deixando o rosto mais redondo. De acordo com o cirurgião Buco-Maxilo-Facial Dr. Alessandro Silva, o objetivo é moldar a face.  “A ideia da cirurgia é deixar o rosto mais definido e as maças mais evidentes, gerando um perfil mais fino e magro da face”, conta. Celebridades internacionais como Angelina Jolie e Megan Fox optaram pela redução das bochechas, e, ambas, são conhecidas como ícones de beleza faciais no mundo todo. Veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre a bichectomia:

Para quem é indicada a bichectomia?

Nos procedimentos com cunho estético, o procedimento é indicado para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com o formato do seu rosto, porém, todas devem passar por avaliação do especialista antes.

Bichectomia tem riscos?

De acordo com o profissional, por mais que o procedimento seja simples, sempre há riscos. “Como qualquer outra cirurgia, a bichectomia possui riscos, pois por mais simples que seja, é uma região que possui nervos e canais salivares muito delicados, e, qualquer corte acidental pode ocasionar problemas como paralisia facial”, diz o especialista.

Ainda segundo o Dr. Alessandro Silva, “A cirurgia deve ser feita por profissionais com amplo conhecimento na região maxillofacial, sendo uma cirurgia de baixo risco podendo ser realizada me ambiente ambulatorial.

Quanto da bochecha é retirada?

Esse acúmulo de gordura na bochecha vai depender de pessoa para pessoa, mas de uma forma geral, é feita essa retirada e o corte é bem pequeno, com aproximadamente 1cm na parte interna da boca e depois é fechado com pontos de fios absorvíveis, que não deixam cicatrizes. O procedimento dura no máximo 40 minutos”.

O pós operatório:

O pós operatório da bichectomia é considerado bem simples, semelhante à extração de um dente do siso. Durante pelo menos 10 dias o ideal é ingerir alimentos moles e evitar alimentos quentes. Além disso, é necessário o uso de compressas de gelo no local pelo menos 3 vezes por dia, evitar esforço físico e não se expor ao sol.

Qual o preço da bichectomia?

A procura pelo procedimento triplicou no Brasil e o preço pode variar entre R$ 4.700 a R$ 7.000.

Famosas que já fizeram bichectomia - Antes e depois:

As mulheres consideradas como padrão de beleza no mundo inteiro já aderiram à cirurgia e o resultado é completamente visível. Dentre elas, podemos destacar Victoria Beckham, Kim Kardashian, Michelle Pfiffer, Megan Fox e Angelina Jolie. Veja na galeria algumas fotos de antes e depois:

Por Thamirys Teixeira

Comente