Acne solar – cuidados no verão

Veja como evitar as temidas espinhas que aparecem nos dias quentes
acne solar

foto: Shutterstock

Sofre com a acne no verão? A causa da acne solar está na falta de cuidados que a época exige para quem já tem predisposição genética e sofre com o problema na pele. Mas o que seria acne solar?

De acordo com a dermatologista Valeria Fusari, trata-se de uma erupção de bolinha vermelhas inflamadas que podem ou não ter pus, que não coçam e que surgem após uma exposição maior ao sol em regiões como costas, colo, pescoço, ombro e até o rosto. Diferente da acne comum, não existem cravos nem oleosidade na região acometida.

Mas evitar o sol, então? Segundo ela, não é preciso fugir do sol por completo, desde que haja uma proteção solar adequada. “Assim como qualquer cuidado com a pele no verão, é aconselhável o uso não apenas de protetores como também de roupas com tecidos próprios para proteger a pele dos raios solares”, afirma.

Para o tratamento é comum a indicação de loções oil free (sem óleo) ou géis que contenham princípios ativos secativos, antissépticos, antiinflamatórios e cicatrizantes. “E produtos que regulem o excesso de queratinização, como o ácido retinóico, salicílico e extratos naturais de própolis e calêndula, por exemplo”, acrescenta Valéria.


Essas fórmulas costumam ser utilizadas sozinhas, mas dependendo da intensidade da acne podem ser também associadas a outros tratamentos, onde a consulta com o especialista é essencial!

Neste verão, as axilas também precisam de atenção! Fique ligada para evitar que a pele fique escurecida e ressecada. Veja aqui dicas da dermatologista Irina Afonso a convite da Dove e do portal VilaMulher, para te ajudar a cuidar da região e te deixar pronta para os dias quentes:

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: acne verão cuidados com a pele