2 em 1: base e proteção solar

2 em 1 base e proteção solar

O verão está aí! É nesta estação que nós mais nos expomos. Passar dias no litoral ou na piscina exige cuidados extras, que não devemos abandonar. Usar proteção, sem deixar de lado a vaidade feminina é o ideal. Você não precisa - e nem deve - ir toda maquiada à praia. Mas pode sim usar os cosméticos a seu favor!

Para isso há hoje no mercado uma infinidade de produtos com dupla função, que protegem e uniformizam a textura da pele. São bases, tonalizantes e pó compacto que têm, no mínimo, fator de proteção solar (FPS) 15. Porém, é importante lembrar que, para total segurança os médicos recomendam FPS de 30.

Quem tem pele oleosa deve tomar cuidado ao escolher os produtos. "Deve evitar cremes ou loções cremosas, pois possuem maior proporção de óleo do que de água na sua mistura. Preferir os géis e loções oil-free", sugere Fabiana Salazar Posso, dermatologista membro da Associação Brasileira de Dermatologia.

O Professor Paschoal Rossetti Filho, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, explica: "Produtos oil-free e oil-control possuem em suas formulas óleos de origem vegetal. Os outros têm óleo mineral, derivados de petróleo, que deixam a pele mais propensa a desenvolver cravos e espinhas".

Fabiana garante que bases e tonalizantes são confiáveis, desde que contenham filtros solares com fatores de proteção solar adequados e de boa qualidade. "O ideal é que utilizemos FPS 30, reaplicando a cada 2 horas ou sempre que transpirarmos demais ou após sairmos da água (praia ou piscina)", afirma a médica.

O professor Paschoal recomenda que usemos também produtos com proteção contra raios UVA, que não causam queimaduras, mas agem de forma intensa durante todo o dia. Apesar de não queimar pele, ele pode provocar câncer. Os produtos que contém este tipo de proteção vêm com a sigla "PPD 12, 15 ou 20 e proteção UVA+++".

[galeria]


Assim como os protetores comuns, as demais formas de proteção,como base tonalizante ou pó compacto, por exemplo, devem ser reaplicadas a cada duas horas. "Sempre se lembrar de aplicá-lo meia hora antes de se expor ao sol e reaplicá-lo a cada 2 horas ou sempre que transpirar ou sair da água", recomenda Fabiana Salazar.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente