Truques para evitar a pele ressecada no inverno

Ponha um fim à pele sem brilho e escamosa com estas regras simples para manter a pele hidratada no inverno
Truques para evitar a pele ressecada no inverno

Foto - Reprodução

Cuidar do corpo e dos cabelos é coisa que mulher nenhuma esquece, no entanto a pele, o maior órgão que temos, às vezes é esquecida e acaba sofrendo com as ações do tempo. No inverno, por exemplo, é comum a pele ficar mais ressecada e escamosa, por isso a necessidade de hidratação é maior. Mas conhecendo alguns truques para evitar a pele ressecada no inverno é possível incrementar sua rotina de beleza e seus cuidados com a pele, afinal, a pele, assim como os cabelos, são nosso cartão de visitas, certo?!


Truque 1-  Encontre o esfoliante correto

Parece bobagem, mas o uso do esfoliante é extremamente importante para a saúde e para a hidratação da pele. Isso porque, ao fazer a esfoliação, retiramos a células mortas da derme, permitindo que os cremes hidratantes penetrem mais facilmente, hidratando até as camadas mais profundas da pele. Mas atenção: escolha o esfoliante correto para seu tipo de pele e, ao esfoliar, faça movimentos leves, de forma a não agredir a derme e provocar irritação. A frequência da esfoliação é outro ponto importante: nunca faça o procedimento mais de uma vez na semana, caso contrário você vai acabar retirando toda a proteção de sua pele, deixando-a mais exposta a fungos e bactérias.  

Truque 2 - Não lave demais a pele

Normalmente temos o conceito de que pele saudável tem relação com a quantidade de vemos que lavamos nosso corpo. Aí vem a ideia do “quanto mais melhor”. No entanto, não é bem assim que funciona. Em verdade, quanto mais lavamos nossa pele, mais a deixamos desprotegida e vulnerável a fungos e bactérias, assim como ocorre com a esfoliação exagerada. 

O uso excessivo de sabonete também agride a derme, especialmente pela composição ácida do produto. Alguns dermatologistas, inclusive, recomendam o uso de sabonetes com hidratantes e também que as principais áreas a serem higienizadas com sabonete sejam pés, axilas, mãos e virilhas. E lembre-se: depois de lavar, hidrate sempre, com cremes específicos para mãos, pés, rosto, corpo e desodorantes hidratantes para as axilas.

Truque 3 - Prefira banhos mornos

Hora de tomar banho naquele dia super frio e o que fazemos? Dá-lhe água quente. Na-na-ni-na-não! Isso está definitivamente errado! Opte sempre pelo banho morno, já que a água muito quente também é outro fator que agride nossa pele e, no inverno, faz ela ficar ainda mais ressecada e escamosa.

Truque 4 - Hidrate diariamente

Pele bonita e viçosa depende de hidratação, tanto interna quanto externa. E o que isto quer dizer? Quer dizer que devemos hidratar nosso corpo com a quantidade de líquidos recomendada e passar cremes cremes hidratantes que concluam esse trabalho intenso de hidratação da pele. 

Escolha o hidratante ideal para sua pele, e o produto pode até conter coenzimas que vão melhorar ainda mais o aspecto da derme, deixando bem macia, lisinha e rejuvenescida. Hidratantes com ácido hialurônico e glicerina, ambos umectantes, ajudam a pele a atrair água e a reter essa umidade por longas horas após o banho.

Por Renata Branco

Comente