Receitas caseiras com chocolate para a pele e cabelos

máscaras de chocolate

foto: Shutterstock

Aproveitando o clima de Páscoa, que tal aprender duas receitas com chocolate? Mas calma, dá pra manter a dieta, porque essas receitas não são culinárias, elas são especialmente para a sua pele e o seu cabelo!

De acordo com a dermatologista Angélica Pimenta, o chocolate traz um série de benefícios. “O chocolate possui uma série de propriedades benéficas ao organismo. Quando consumido nas porções adequadas, o alimento atua como anti-inflamatório, podendo uniformizar o tom da pele e aumentar a hidratação da cútis, sendo até utilizado em tratamentos anti-idade”, afirma. 

O chocolate meio amargo, por ser rico em polifenóis (substâncias naturais que protegem a pele do sol) pode ser um ótimo aliado na proteção dos efeitos nocivos do sol. Além disso, o grão de cacau é rico em flavonoides, que atuam como antioxidantes, protegendo o organismo da ação danosa dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce, bem como pela incidência de doenças). 

A massa gordurosa presente no cacau forma uma camada protetora, proporcionando viço, maciez e luminosidade para pele. “O chocolate é um forte aliado na hidratação, tanto da pele quanto do cabelo, sendo indicado também para a recuperação da fibra capilar. O tratamento pode ser realizado a base de xampus ou máscaras”, explica Angélica, acrescentando que “para a pele, o chocolate é indicado em hidratações intensivas, já que possui ácido graxo, que forma uma camada de proteção na cútis”. 

Portanto, se engana quem acha que o queridinho das mulheres pode ser maléfico ao organismo. “Se utilizado na quantidade e forma correta, o chocolate pode ser um ótimo aliado da beleza, saúde e bem estar! Veja as receitinhas caseiras que a dermatologista separou!

Máscara Caseira de Chocolate Para Pele

Ingredientes:

½ barra de chocolate

1 pote de iogurte natural

2 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de óleo de amêndoa ou canola (opcional)

Modo de preparo:

Bater o iogurte natural com a barra de chocolate no liquidificador. Adicione as colheres de mel e o óleo (opcional). Quem tem pele oleosa deve evitar o óleo. Deixe agir por 20 minutos e retire com água. Se preferir, aplique a máscara morna na pele.

Máscara Caseira de Chocolate Para Cabelos

Ingredientes:

200 ml de água

1 colher (sobremesa) de chocolate em pó (também pode ser achocolatado)

1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)

1 colher (sopa) de mel

02 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação a sua escolha

01 colher (sopa) óleo vegetal (uso cosmético) a sua escolha

Modo de Preparo:

Leve ao fogo a mistura de água, maisena e chocolate em pó. Certifique-se que todos estejam bem dissolvidos para não empelotar. Sempre mexendo, mantenha no fogo até notar que a mistura está homogênea (nem muito fina e nem muito grossa). Desligue o fogo. Quando a mistura estiver morna, em um recipiente plástico ou liquidificador, adicione os demais ingredientes e misture. Com o cabelo limpo, aplique mecha por mecha, enluvando bem. Evitar no couro cabeludo. Coloque um touca e deixe agir de 10 a 20 minutos. Enxague, e se achar necessário, condicione. Finalize a sua maneira.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: receita caseira chocolate